MAPA – FUNDAMENTOS DE FARMACOLOGIA – 54_2025
outubro 12, 2025MAPA – FUNDAMENTOS DE FARMACOLOGIA – 54_2025
Olá, estudante!
Seja bem-vindo à atividade M.A.P.A. (Material de Avaliação Prática de Aprendizagem) da disciplina de Fundamentos de Farmacologia.
Instruções iniciais:
– Utilize o formulário de resposta padrão do M.A.P.A. para realizar esta atividade. Ele se encontra disponível para download em “Material da Disciplina”. Siga todas as instruções que constam no formulário.
– Assista aos vídeos de instruções para a realização do M.A.P.A., disponíveis na “Sala do Café”.
CONTEXTUALIZAÇÃO
A farmacocinética pode ser definida como a medida e a interpretação formal de alterações temporais nas concentrações de um fármaco em uma ou mais regiões do organismo em relação à dose administrada (“o que o organismo faz com o fármaco”). Isso a distingue da farmacodinâmica (“o que o fármaco faz com o organismo”; ou seja, eventos consequentes à interação do fármaco com o seu receptor e outros pontos primários de ação). Essa distinção é útil, embora as palavras causem descontentamento aos puristas etimológicos. A palavra “farmacodinâmica” teve sua primeira citação em um dicionário em 1890 (“relacionada com os poderes ou efeitos dos fármacos”), enquanto os estudos farmacocinéticos somente se tornaram possíveis na segunda metade do século XX com o desenvolvimento de técnicas analíticas físico-químicas sensíveis, específicas e acuradas, especialmente a cromatografia de alta eficiência e a espectrometria de massa, para a medida das concentrações do fármaco nos fluidos biológicos. A evolução temporal da concentração de um fármaco após a sua administração depende dos processos de absorção, distribuição, metabolismo e excreção.
Fonte: RITTER, J. M. et al. Rang & Dale Farmacologia. 10. ed. Rio de Janeiro: GEN Guanabara Koogan, 2025.