MAPA – GERON – FARMACOLOGIA APLICADA A GERONTOLOGIA – 54_2025
novembro 11, 2025MAPA – GERON – FARMACOLOGIA APLICADA A GERONTOLOGIA – 54_2025
Imagine um idoso que toma remédios para pressão, diabetes, colesterol, dores nas articulações e ansiedade. Quantos comprimidos ele consome por dia? Esse cenário é chamado de polifarmácia. Em termos mais técnicos, a polifarmácia é definida como o uso simultâneo de cinco ou mais medicamentos como resultado de múltiplas comorbidades, consultas com diferentes especialidades médicas, automedicação, e principalmente do uso de medicamentos além daqueles recomendados no atendimento clínico. (Andrade et al., 2024)
Fonte: ANDRADE, R. C. de et al. Polifarmácia, medicamentos potencialmente inapropriados e a vulnerabilidade de pessoas idosas. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 27, p. e230191, 2024.
Vamos à atividade:
Os Estudos de Caso são relatos interessantes e que põem em perspectiva conceitos apresentados na teoria, diretamente, na prática. No momento, você, como profissional de gerontologia, está atuando como avaliador clínico de dois Estudos de Caso (links a seguir) que envolvem duas pessoas idosas. Desse modo, foram pedidos alguns questionamentos quanto ao tema apresentado nos estudos.
