MAPA – PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS – 54_2025
outubro 8, 2025MAPA – PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS – 54_2025
ENUNCIADO E CONTEXTO DA ATIVIDADE
Você foi contratado como desenvolvedor para criar um sistema acadêmico para a Unicesumar, uma universidade fictícia que deseja digitalizar o registro de alunos e professores. Ao longo da atividade, você irá construir classes, criar objetos e aplicar conceitos de Programação Orientada a Objetos (POO) em Java. Para tornar a experiência mais real, você utilizará seus próprios dados para preencher os objetos e testar os métodos.
OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
Ao concluir esta atividade, você deverá ser capaz de:
– Criar classes e objetos em Java.
– Aplicar encapsulamento usando atributos privados e métodos getters/setters.
– Implementar herança, relacionando classes base e derivadas.
– Demonstrar polimorfismo por meio de sobrescrita de métodos.
– Implementar interfaces e utilizar métodos abstratos.
– Relacionar conceitos de POO com situações do mundo real, personalizando os exemplos com seus próprios dados.