MAPA – PSICO – POLÍTICAS SOCIAIS, EDUCACIONAIS E DIREITOS HUMANOS – 54_2025
outubro 3, 2025MAPA – PSICO – POLÍTICAS SOCIAIS, EDUCACIONAIS E DIREITOS HUMANOS – 54_2025
Uma das universidades particulares do Rio Grande do Sul, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), começou uma pesquisa para compreender os efeitos da violência no desempenho escolar e no próprio cérebro de crianças entre 10 a 12 anos. Segundo o coordenador da pesquisa, Augusto Buchweitz, até o presente 40 alunos foram estudados. Os resultados prévios mostram que as crianças que expostas a ambientes violentos apresentam um desempenho escolar abaixo da média. Ademais, o funcionamento do cérebro delas também é diferente se comparado ao das crianças que vivem num ambiente pacífico. Portanto, com esse estudo, podemos levantar as afirmativas que a violência tem efeito negativo na capacidade de prestar atenção e sentir empatia. Esse cérebro exposto à violência não responde quando elas precisam decidir sobre sentimentos de outras pessoas. Nesse caso, o cérebro está numa situação de extrema sobrevivência. Por conseguinte, essa violência sofrida na infância pode continuar na idade adulta quando o estresse aumenta, bem como as chances de desenvolvimento de doenças vasculares, transtornos psicológicos e abuso de álcool e drogas.
