Na atividade M.A.P.A., da disciplina de Contabilidade de Atividades Econômicas Específicas, aplicaremos os conhecimentos relativos à Contabilidade Rural (Tema 1). A contabilidade rural permite que o produtor, seja pessoa física ou jurídica, controle custos, avalie resultados e desenvolva estratégias de produção eficientes, observando as particularidades de cada cultura, do mercado e da tecnologia disponível. No caso das culturas temporárias, o ciclo operacional é curto, e os custos incorridos desde o preparo do solo até a colheita são acumulados no Ativo Circulante, como se fossem um “estoque em andamento” (Marion, 2014). Conforme o CPC 29 (Ativo Biológico e Produto Agrícola), esses valores devem ser reconhecidos em contas específicas de cada cultura (milho, soja, feijão etc.), sendo transferidos, ao final da colheita, para a conta Produto Agrícola, que representará o estoque pronto para venda. Posteriormente, no momento da comercialização, ocorre a baixa desse produto para a conta de Custo do Produto Vendido, permitindo a confrontação com a receita e a apuração do lucro bruto.
novembro 3, 2025Na atividade M.A.P.A., da disciplina de Contabilidade de Atividades Econômicas Específicas, aplicaremos os conhecimentos relativos à Contabilidade Rural (Tema 1). A contabilidade rural permite que o produtor, seja pessoa física ou jurídica, controle custos, avalie resultados e desenvolva estratégias de produção eficientes, observando as particularidades de cada cultura, do mercado e da tecnologia disponível. No caso das culturas temporárias, o ciclo operacional é curto, e os custos incorridos desde o preparo do solo até a colheita são acumulados no Ativo Circulante, como se fossem um “estoque em andamento” (Marion, 2014).
Conforme o CPC 29 (Ativo Biológico e Produto Agrícola), esses valores devem ser reconhecidos em contas específicas de cada cultura (milho, soja, feijão etc.), sendo transferidos, ao final da colheita, para a conta Produto Agrícola, que representará o estoque pronto para venda. Posteriormente, no momento da comercialização, ocorre a baixa desse produto para a conta de Custo do Produto Vendido, permitindo a confrontação com a receita e a apuração do lucro bruto.
