N­a unidade I, você aprendeu que há modos diferentes na apropriação da linguagem, realizada pela criança surda e a ouvinte. Na unidade II, refletiu que quanto mais a criança é exposta à sua

maio 19, 2025 0 Por Atividade MAPA

MAPA – LETL – PSICOLOGIA APLICADA AO ENSINO DE SURDOS – 52_2025

 

N­a unidade I, você aprendeu que há modos diferentes na apropriação da linguagem, realizada pela criança surda e a ouvinte. Na unidade II, refletiu que quanto mais a criança é exposta à sua língua, mais habilidades linguísticas desenvolverá. Além disso, para ensino de crianças surdas, os recursos visuais são fundamentais. Já na unidade III, foi possível compreender a necessidade de uma avaliação diagnóstica a fim de verificar a apropriação linguística da criança surda. Por fim, na unidade IV, refletiu a importância de agregar mais de um recurso para ensino de surdos.

 

Como toda criança, as brincadeiras e atividades lúdicas, alcançam com maior facilidade a compreensão e internalização dos conteúdos pelas crianças. Por isso, escolha uma das literaturas infantis adaptadas para surdos a seguir para realização da sua atividade.

 

RAPUNZEL SURDA: https://books.google.com.br/books?id=FgOfPhU-AkkC&lpg=PP1&hl=pt-BR&pg=PP1#v=onepage&q&f=false

PATINHO SURDO: https://tonaniblog.wordpress.com/wp-content/uploads/2019/10/patinho-surdo.pdf

 

Imagine que você foi contratada por uma escola para trabalhar com crianças surdas. A escola te deu opção de escolha em qual série irá atuar. Você pode escolher entre 1º, 2º ou 3º ano do ensino fundamental. Na primeira semana de aula, você já identificou problema de aprendizagem referente ao conteúdo de matemática básica e português. Escolha sua turma, selecione a matéria e utilize a literatura infantil para elaborar uma atividade de ensino para turma que escolheu.

 

Seguem as orientações:

 

– Escolher uma literatura (Patinho Surdo ou Rapunzel Surda).

– Escolher a série: 1º, 2º ou 3º ano do ensino fundamental.

– Selecionar a disciplina: Português ou Matemática.

– Selecionar o conteúdo a ser ensinado.

– Escrever o enunciado da atividade de forma clara e objetiva (para criança).

– Explicar os objetivos de aprendizagem; Por exemplo: nessa atividade o conteúdo trabalhado foi o ensino das vogais. Pretende-se que a criança reconheça no caça-letras todas as letras P maiúscula e minúscula.

– Detalhar o método /sequência de ensino. Por exemplo: será apresentado a história, depois faremos a interpretação dela de forma oral.

 

ORIENTAÇÕES:

– Faça o download do FORMULÁRIO PADRÃO (localizado no ícone MATERIAL DA DISCIPLINA em seu Studeo), realize a atividade nesse arquivo e, em seguida, faça o envio.

– Sua atividade deve ser autoral. Caso precise, pode utilizar de imagens e demais propostas retiradas da internet, mas somente como inspiração. E qualquer utilização de material que não seja de sua autoria deve ser referenciado, para isso, anexa a fonte (link) de onde retirou de acordo com as normas ABNT.

– Formatação: letra Times New Roman ou Arial – tamanho de letra 12 – espaçamento entre linhas 1,5 – alinhamento justificado e demais normas da ABNT.

– O arquivo pode ser enviado uma única vez, portanto, certifique-se de que ele está finalizado antes de enviar. Após a finalização, não é possível fazer alterações e/ou substituição do arquivo.

– Acesse a Sala do Café, lá foram disponibilizadas informações detalhadas para a realização desta atividade, entre elas, um vídeo do professor com orientações de como realizar o MAPA.

– Caso haja dúvidas, escreva uma mensagem no fórum tira-dúvidas do MAPA.

 

Em caso de dúvidas, escaneie o QR Code acima e entre em contato conosco que iremos te auxiliar!

Fazemos esse trabalho por um preço justo! | Entre em contato pelo WhatsApp (44) 99162-8928

Nossa equipe multidisciplinar é altamente capacitada para oferecer assessoria na elaboração das mais variadas atividades, garantindo autenticidade e originalidade em todos os trabalhos.