Nesta etapa, você, futuro engenheiro, pensando em proporcionar um melhor conforto e segurança para os usuários de uma futura rodovia, está prestes a dimensionar uma curva horizontal com transição.
outubro 27, 2025Nesta atividade, você deverá aplicar os conceitos teóricos do traçado geométrico horizontal no dimensionamento de curvas com transição, considerando critérios, como velocidade de projeto, raio mínimo admissível, superelevação e aceleração lateral confortável. O objetivo é desenvolver competências técnicas voltadas à análise e aplicação prática das normas vigentes, como o Manual de Projeto Geométrico do DNIT, além de fomentar o raciocínio crítico no processo de tomada de decisão projetual.
Nesta etapa, você, futuro engenheiro, pensando em proporcionar um melhor conforto e segurança para os usuários de uma futura rodovia, está prestes a dimensionar uma curva horizontal com transição. Considere que a velocidade de projeto (Vp) é de 120 km/h, com uma superelevação de 8%, ângulo central (AC) igual a 30°, largura da faixa de tráfego de 3,60 m e um raio da curva (Rc) equivalente a 650 m. Com base nestes dados, calcule:
- a) Qual o raio mínimo da curva horizontal? O valor adotado (Rc) atende este parâmetro?
- b) Quais os comprimentos de transição mínimo, máximo e desejável (critérios dinâmico, estético e de tempo).
- c) Adotando o comprimento desejável obtido na alternativa anterior, calcule os elementos geométricos da curva, como θs, Xs, Ys, Q, p, TT e Dc.
- d) Sabendo-se que a estaca do PI [800 + 8,00], calcule as estacas do TS, SC, CS, ST. Considere: estaqueamento de 20 em 20 metros.
