PORTFÓLIO – PRÁTICA PEDAGÓGICA: AMBIENTES NÃO-FORMAIS – 54_2025
outubro 2, 2025PORTFÓLIO – PRÁTICA PEDAGÓGICA: AMBIENTES NÃO-FORMAIS – 54_2025
Os museus desempenham um papel crucial e insubstituível no processo de aprendizagem, atuando como verdadeiros laboratórios de conhecimento para além dos limites da educação formal. Eles se constituem como instituições alimentadas pelo processo museológico, cujas ações são intrinsecamente educativas, utilizando o patrimônio cultural como um referencial fundamental para a construção do conhecimento.
Assim, reforça essa visão, classificando os museus como espaços de educação não formal, capazes de estimular novas capacidades cognitivas e desenvolver a sensibilidade dos sujeitos. Nesses ambientes, o aprendizado se dá pela vivência e interação direta com objetos e narrativas históricas, permitindo que os visitantes, especialmente os estudantes, estabeleçam conexões interdisciplinares e compreendam aspectos concretos de conceitos científicos que, muitas vezes, não são acessíveis em sala de aula.
