Prescrição 1 – Um xarope para um paciente pediátrico com tosse crônica. Ao verificar o histórico do paciente, descobre que ele tem 9 anos, está em acompanhamento pelo otorrinolaringologista e pelo pneumologista, além disso possui diabetes tipo 1.
outubro 14, 2025Prescrição 1 – Um xarope para um paciente pediátrico com tosse crônica. Ao verificar o histórico do paciente, descobre que ele tem 9 anos, está em acompanhamento pelo otorrinolaringologista e pelo pneumologista, além disso possui diabetes tipo 1.
Prescrição 2 – Uma solução aquosa contendo clorfeniramina, para um paciente adulto em crise alérgica utilizar 20 gotas de 8 em 8 horas. O paciente não relatou comorbidades. O sistema da farmácia já informa na ordem que se trata de um ativo de baixa solubilidade em água.
Prescrição 3 – Azitromicina para um idoso com disfagia. Por possuir dificuldade de deglutição, a azitromicina deve ser manipulada em uma suspensão. Por sua baixa solubilidade e estabilidade, deve conter avisos específicos para a administração e armazenamento no rótulo.
Prescrição 4 – Solicitação da produção da base de xarope simples convencional, que será utilizada como veículo para a posterior adição de extrato de Malva sylvestris (malva) e extrato de Matricaria recutita (camomila), destinados ao alívio de irritações de garganta. O preparo deve garantir estabilidade, palatabilidade e segurança, servindo de base adequada para incorporação dos extratos vegetais.