PRIMEIRA ETAPA: AQUECIMENTO – Leitura do texto de apoio A escalada da guerra comercial entre Estados Unidos e China nas últimas semanas é a demonstração mais recente da crescente rivalidade entre os dois países.
novembro 11, 2025PRIMEIRA ETAPA: AQUECIMENTO – Leitura do texto de apoio
A escalada da guerra comercial entre Estados Unidos e China nas últimas semanas é a demonstração mais recente da crescente rivalidade entre os dois países. O anúncio no início de abril pelo presidente americano, Donald Trump, que seriam aplicadas tarifas de 34% sobre produtos chineses gerou uma retaliação em igual medida de Pequim. Isso desencadeou novos golpes e contra-golpes de ambos os lados que resultaram até agora em tarifas americanas que somam 145% contra a China e de tarifas de 125% sobre produtos americanos importados pela China. Os anúncios geraram instabilidade nas bolsas de valores e temores de recessão e impactos negativos na economia global.
O governo chinês descreveu as ações de Washington como “bullying econômico”. Em comunicado, o Conselho de Estado chinês disse que “se os EUA insistirem em prejudicar substancialmente os interesses da China, a China retaliará firmemente e lutará até o fim”. As duas maiores economias do mundo têm uma relação complexa e uma rivalidade que abrange não somente competição econômica, mas também tensões geopolíticas e diferenças ideológicas. Ao longo das décadas, essa relação foi marcada tanto por períodos de cooperação quanto de competição estratégica.
