ATIVIDADE 1 – COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS – 52_2025

O ato de ensinar como via para o desenvolvimento de competências socioemocionais segundo a BNCC

Ensinar vai além da transmissão de conteúdos: trata-se de criar condições para o desenvolvimento humano em sua integralidade

Categoria:

Descrição

ATIVIDADE 1 – COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS – 52_2025

 

O ato de ensinar como via para o desenvolvimento de competências socioemocionais segundo a BNCC

Ensinar vai além da transmissão de conteúdos: trata-se de criar condições para o desenvolvimento humano em sua integralidade. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece esse papel ao incorporar as competências socioemocionais como parte essencial da formação dos estudantes. Tais competências envolvem aspectos como autoconhecimento, empatia, colaboração, pensamento crítico e responsabilidade. Como destaca Perrenoud (2000), não basta conhecer – é necessário mobilizar o conhecimento de forma contextualizada. A BNCC prevê que as práticas pedagógicas contemplem a formação ética, emocional e relacional dos alunos, ressaltando o protagonismo estudantil, a aprendizagem ativa e a capacidade de agir com empatia e equilíbrio diante dos desafios contemporâneos. Assim, o ato de ensinar deve ser intencional e voltado ao desenvolvimento pleno de sujeitos capazes de aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser — como propõem os quatro pilares da educação apresentados no material didático da disciplina.

Fonte: autoria própria.

 

Indicação de leitura: Educação socioemocional: a importância no desenvolvimento integral do estudante. Disponível em: https://institutoayrtonsenna.org.br/educacao-socioemocional/#:~:text=Essas%20compet%C3%AAncias%20socioemocionais%20melhoram%20o,ativamente%20em%20sala%20de%20aula.

 

Com base nos conhecimentos adquiridos na disciplina, no texto acima e na leitura do artigo, elabore uma dissertação argumentativa com no mínimo 15 e no máximo 25 linhas, refletindo sobre a importância de o ato de ensinar estar voltado ao desenvolvimento de competências socioemocionais, conforme orientações da BNCC.

 

Tópicos a serem considerados:

Compreensão do conceito de competências socioemocionais.

A intencionalidade no ato de ensinar segundo a BNCC.

Relação entre ensino, desenvolvimento emocional e aprendizagem significativa.

Os quatro pilares da educação de Delors e sua aplicabilidade na escola.

A prática docente como promotora de empatia, respeito e convivência ética.

A importância da formação do professor para trabalhar competências socioemocionais.

Exemplos de situações pedagógicas que desenvolvem tais competências.

Impactos positivos no ambiente escolar e na formação cidadã dos alunos.

Conexão com os desafios contemporâneos enfrentados pela educação.

Síntese conclusiva com posicionamento crítico e propositivo.

 

Orientações:

– Elabore, de forma dissertativa-argumentativa, seu posicionamento frente o problema identificado.

– Seu texto deverá conter no mínimo 15 linhas e no máximo 25 linhas.

– Utilize argumentos convincentes, que expressem sua criticidade.

– Leia novamente o que escreveu, amplie as ideias e conclua sua atividade.

– Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo.

 

Bom estudo!

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “ATIVIDADE 1 – COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS – 52_2025”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feedbacks

Em caso de dúvidas, escaneie o QR Code acima e entre em contato conosco que iremos te auxiliar!

Fazemos esse trabalho por um preço justo! | Entre em contato pelo WhatsApp (44) 99162-8928

Nossa equipe multidisciplinar é altamente capacitada para oferecer assessoria na elaboração das mais variadas atividades, garantindo autenticidade e originalidade em todos os trabalhos.