ATIVIDADE 1 – EESP – DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA – 53_2025

A psicomotricidade desempenha um papel crucial na educação especial, especialmente na educação inclusiva, ao favorecer o desenvolvimento integral de crianças com necessidades educativas específicas. Através de atividades psicomotoras, busca-se o aprimoramento das habilidades motoras, sensoriais, emocionais e sociais,

Categoria:

Descrição

ATIVIDADE 1 – EESP – DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA – 53_2025

 

A psicomotricidade desempenha um papel crucial na educação especial, especialmente na educação inclusiva, ao favorecer o desenvolvimento integral de crianças com necessidades educativas específicas. Através de atividades psicomotoras, busca-se o aprimoramento das habilidades motoras, sensoriais, emocionais e sociais, além de contribuir para a autonomia e a independência dos alunos. Desse modo, podemos relacionar os principais benefícios da psicomotricidade na educação especial: o desenvolvimento motor; o desenvolvimento sensorial; o desenvolvimento emocional e social; a autonomia e independência; a prevenção e intervenção em dificuldades de aprendizagem; o desenvolvimento cognitivo. Importância da adaptação às necessidades individuais: na educação especial, é fundamental adaptar as atividades psicomotoras às necessidades específicas de cada aluno, levando em consideração suas dificuldades e potencialidades. 

 

 

 

Fonte: FERNANDES, J. M. G. de A.; GUTIERRES FILHO, P. J. B.; REZENDE, A. L. G. de. Psicomotricidade, jogo e corpo-em-relação: contribuições para a intervenção. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, v. 26, n. 3, p. 702-709, jul. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cadbto/a/GvcTLxsggPQrY4xzZcSZgDM/. Acesso em: 12 jun. 2025.

 

 

 

A psicomotricidade deve ser utilizada como um instrumento de inclusão, promovendo o desenvolvimento integral da criança em todas as áreas do seu desenvolvimento. Para essa atividade, elabore um texto, com até 25 linhas, no qual você deverá apresentar:

 

– O que é psicomotricidade.

 

– As definições e o objetivo da psicomotricidade.

 

– Qual a função da psicomotricidade com aluno diagnosticado com TEA e em que áreas do desenvolvimento ela o beneficia.

 

 

 

Para fundamentar sua resposta, cite, no mínimo, um autor que aborde a temática. Uma das referências pode ser o livro da disciplina. Ao final de sua escrita, lembre-se de listar as referências utilizadas, conforme as normas da ABNT.

 

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “ATIVIDADE 1 – EESP – DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA – 53_2025”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feedbacks

Em caso de dúvidas, escaneie o QR Code acima e entre em contato conosco que iremos te auxiliar!

Fazemos esse trabalho por um preço justo! | Entre em contato pelo WhatsApp (44) 99162-8928

Nossa equipe multidisciplinar é altamente capacitada para oferecer assessoria na elaboração das mais variadas atividades. Então, dessa forma, garantimos autenticidade e originalidade em todos os trabalhos.