ATIVIDADE 1 – EESP – DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO INCLUSIVO – 53_2025

Em 2021, a UICEF (Fundo das Nações Unidades para a Infância) publicou o relatório Enfrentamento da cultura do fracasso escolar, mobilizando a discussão acerca da permanência e desenvolvimento dos discentes no ambiente escolar. A relevância desse estudo está justamente no impacto que a experiência do fracasso escolar pode acarretar não somente na vida da criança e do adolescente, mas também em toda a comunidade escolar.

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ATIVIDADE 1 – EESP – DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO INCLUSIVO – 53_2025

 

Em 2021, a UICEF (Fundo das Nações Unidades para a Infância) publicou o relatório Enfrentamento da cultura do fracasso escolar, mobilizando a discussão acerca da permanência e desenvolvimento dos discentes no ambiente escolar. A relevância desse estudo está justamente no impacto que a experiência do fracasso escolar pode acarretar não somente na vida da criança e do adolescente, mas também em toda a comunidade escolar.

 

Além de mapear os fatores econômicos, sociais, políticos e educacionais que compõe e acarretam o fracasso escolar, a UNICEF também propôs um projeto visando mobilizar ações que diminuíssem de forma efetiva o número de discentes que estão em distorção idade e série ou em situação de abandono escolar.  

 

O projeto em questão é o Trajetórias de Sucesso Escolar, cuja proposta é instrumentalizar docentes do Brasil inteiro a adaptarem a educação as necessidades do aluno atendido. A parceria desse projeto e a Secretária de Educação do Rio Grande do Norte possibilitou a organização do Avexadas, no qual alunos com distorção de idade e série seriam atendidos em suas especificidades visando promover o seu aprendizado.

 

Nesta reportagem, eles apresentam o caso de Alcilene, menina que passou a ser vista e assistida de modo a sair da condição de não alfabetizada no 6⁠º para o lugar de sonhar ser professora e ajudar outros sujeitos a terem uma experiência significativa com a escolarização.

 

Fontes:

 

UNICEF. Toda criança merece aprender. Nações Unidas Brasil. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/271672-toda-crian%C3%A7a-consegue-aprender. Acesso em: 15 maio de 2025.

 

UNICEF. Enfrentamento da cultura do fracasso escolar. Reprovação, abandono e distorção idade-série. [s.l.: s.n.], 2021. Dispnível em: https://www.unicef.org/brazil/relatorios/enfrentamento-da-cultura-do-fracasso-escolar#:~:text=O%20estudo%20%E2%80%9CEnfrentamento%20da%20cultura,da%20pandemia%20da%20Covid%2D19. A cesso em: 15 maio de 2025.

 

A discussão levantada pela UNICEF lança luz sobre um problema cotidiano no ambiente escolar sobre como analisar e atuar junto aos discentes que não aprendem conforme o esperado para sua faixa etária, público alvo do atendimento dos profissionais da educação especial.

 

Tendo em vista que é função primordial da escola garantir o direito à educação e o desenvolvimento pleno da população atendida, proponho a você que elabore um texto de 15 a 25 linhas discorrendo sobre o que é e quais os fatores que compõe o fracasso escolar.

 

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