ATIVIDADE 1 – GFAR – IMERSÃO PROFISSIONAL: ESTRATÉGIA DE VENDA E GESTÃO DE RESULTADOS – 53_2025

Em um contexto de competitividade acirrada no mercado farmacêutico, com um aumento abrupto no número de farmácias, a gestão de resultados aliada a estratégias de venda adequadas tornou-se um fator determinante para sustentabilidade dos negócios. Em 2024, a consultoria Falconi publicou a pesquisa denominada “Termômetro do Setor Farmacêutico”, no

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ATIVIDADE 1 – GFAR – IMERSÃO PROFISSIONAL: ESTRATÉGIA DE VENDA E GESTÃO DE RESULTADOS – 53_2025

Em um contexto de competitividade acirrada no mercado farmacêutico, com um aumento abrupto no número de farmácias, a gestão de resultados aliada a estratégias de venda adequadas tornou-se um fator determinante para sustentabilidade dos negócios. Em 2024, a consultoria Falconi publicou a pesquisa denominada “Termômetro do Setor Farmacêutico”, no qual 51% dos respondentes indicaram que o setor estava aquecido, enquanto 71% acreditava que o setor cresceria nos próximos seis meses. Contudo, a mesma pesquisa mostra que entre os principais desafios estão a conexão entre o planejamento estratégico e a operação/execução (13%), bem como o acompanhamento e verificação dos resultados alcançados (9%).

Fonte: SETOR farmacêutico tem potencial de crescimento, mas precisa vencer desafios de gestão. Falconi, nov. 2024. Disponível em: https://falconi.com/insight/setor-farmaceutico-tem-potencial-de-crescimento-mas-precisa-vencer-desafios-de-gestao-revela-pesquisa-da-falconi/. Acesso em: 16 jun. 2025.

Ao analisar o cenário anteriormente apresentado, depreende-se que apenas a realização de um plano de ação de vendas não é suficiente para atingir os resultados almejados nos empreendimentos farmacêuticos, mostra-se necessário também medir a efetividade das ações realizadas. Na Unidade 5, Tema de Aprendizagem 9 do livro de Gestão de Processos e Estrutura de Farmácia, são apresentados alguns métodos para análise da satisfação de clientes, sendo que entre estes estão os KPIs (Métricas-chaves de desempenho).

1) Em um cenário no qual você assumirá a função de gestor de farmácia, elabore um painel com três KPIs que poderiam ser utilizados no cotidiano da farmácia explicando a importância de medir cada um desses resultados.
2) Agora, considerando que todos os KPIs medidos apresentassem resultados negativos, elabore um plano de ação com melhorias a serem aplicadas a cada aspecto negativo indicado.

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