MAPA – CBIO – ZOOLOGIA II – 52_2025

MAPA – CBIO – ZOOLOGIA II – 52_2025

 

Construção de Modelos Anatômicos das Aves

 

Estudante! Os recursos didáticos são elementos mediadores que facilitam os processos interacionais entre aluno e professor. A utilização de diferentes recursos didáticos é importante, uma vez que fornecem informações, orientam a aprendizagem, exercitam

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Descrição

MAPA – CBIO – ZOOLOGIA II – 52_2025

 

Construção de Modelos Anatômicos das Aves

 

Estudante! Os recursos didáticos são elementos mediadores que facilitam os processos interacionais entre aluno e professor. A utilização de diferentes recursos didáticos é importante, uma vez que fornecem informações, orientam a aprendizagem, exercitam habilidades, permitem avaliar a aquisição de conhecimentos e motivam os discentes (Candido et al., 2012). De acordo com Antunes (1998) e Vygotsky (2007), as atividades lúdicas estimulam habilidades cognitivas e sociais, permitindo que os estudantes compreendam conteúdos complexos de forma mais acessível.

 

Referências:

ANTUNES, C. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.

CANDIDO, C. et al. Recursos no ensino e aprendizagem: elaboração de um material didático sobre o tema Artrópodes destinados a alunos do Ensino Fundamental e Médio. Cadernos da Pedagogia, São Carlos, ano 5, v. 5, n. 10, p. 83-91, 2012.

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

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Proposta da atividade: esta atividade objetiva proporcionar uma experiência imersiva e prática a você, colocando-lhe no papel de futuro profissional da área de Ciências Biológicas. O foco será a compreensão da morfologia e função das características anatômicas das aves, relacionando suas adaptações ecológicas e evolutivas.

 

A sua missão será desenvolver modelos didáticos anatômicos que auxiliem o ensino e a aprendizagem de Zoologia, permitindo uma abordagem visual e interativa para a compreensão das adaptações das aves ao seu ambiente. Como exemplo, pode-se explorar a diversidade dos bicos, demonstrando suas variações conforme os hábitos alimentares. No entanto, você também pode optar por outras características anatômicas e funcionais, como tipos de ovos, estratégias de nidificação, estrutura das penas e plumagens, formato das patas, adaptação dos olhos, além do tamanho e formato corporal.

 

Esta atividade estimula a criatividade, a pesquisa científica e a aplicação dos conhecimentos adquiridos, além de reforçar a importância dos modelos didáticos no ensino da Zoologia.

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Descrição da atividade

Elabore o modelo didático e projeto escrito, incluindo os seguintes elementos, adaptando-os ao tema escolhido pelo estudante. No exemplo fornecido, foi utilizada a diversidade de bicos das aves, mas você pode ajustar a atividade para abordar outras características anatômicas e funcionais das aves, como tipos de ovos, estratégias de nidificação, estrutura das penas e plumagens, formato das patas, adaptação dos olhos, além do tamanho e formato corporal etc.

 

O projeto deve incluir:

Título do projeto: definir um título claro e objetivo conforme o tema escolhido.

 

Introdução:

– Você deverá realizar um levantamento bibliográfico sobre a característica escolhida, utilizando fontes científicas (artigos, livros didáticos e outros trabalhos científicos) para embasar sua análise. Como exemplo, a seguir, pode-se considerar a diversidade de bicos das aves e a sua relação com os hábitos alimentares e o ambiente em que vivem.

Você deverá escolher, pelo menos, cinco tipos distintos de bicos de aves, como, por exemplo:

– Bico curvo e forte (exemplo: gavião, papagaio): adaptado para capturar presas ou quebrar sementes.

– Bico longo e fino (exemplo: beija-flor): especializado na alimentação por néctar.

– Bico reto e pontiagudo (exemplo: pica-pau): adequado para perfurar madeira e capturar insetos.

– Bico curvado para baixo (exemplo: íbis): utilizado para capturar presas em ambientes aquáticos.

– Bico achatado e largo (exemplo: pato): adaptado para filtração de alimentos em meio aquático.

 

O trabalho deve incluir uma descrição detalhada das espécies selecionadas e suas adaptações alimentares, com referências bibliográficas que sustentem as informações apresentadas.

 

Objetivo:

– Descrever o objetivo geral e os específicos da atividade, relacionando a importância da construção de modelos anatômicos para o ensino de Zoologia.

 

Metodologia:

– Descrever detalhadamente o passo a passo da construção dos modelos. Justificar a escolha dos materiais (argila, massa de modelar, papel machê, biscuit etc.).

– Incluir fotografias do processo de construção dos modelos.

 

Resultados esperados:

– Apresentação fotográfica de cada modelo da característica finalizado, destacando as principais adaptações das aves selecionadas.

– Reflexão sobre a importância do uso de materiais didáticos no processo de ensino-aprendizagem, evidenciando como a modelagem pode auxiliar no ensino da Zoologia.

– Discussão sobre possíveis aplicações da técnica em contextos profissionais, como ensino e educação ambiental.

 

Orientações adicionais :

– Assista ao vídeo explicativo gravado pela professora, disponível na Sala do Café.

– Utilize o formulário-padrão, disponível no Material da Disciplina.

– Esta atividade deve ser realizada individualmente.

– O projeto não deve ser elaborado no formato de tópicos

– Utilize letra Arial, tamanho 12, com espaçamento 1,5 e alinhamento justificado.

– O projeto deve ser fundamentado com conteúdo de livros didáticos de Zoologia, artigos científicos, teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso.

– Em caso de cópia literal, sem as devidas referências, a atividade será zerada.

– Anexar o arquivo final em PDF no ambiente específico para envio do MAPA. O PDF deve conter:

*Projeto escrito: planejamento e etapas do processo de elaboração do modelo didático, incluindo imagens do processo de criação e do modelo finalizado.

*Referências bibliográficas: citações e fontes utilizadas para embasar a atividade.

– Certificar-se do anexo correto do arquivo antes de finalizar e, então, clicar em “Finalizar Questionário”.

Atenção! Ao enviar a atividade, certifique-se de que está enviando o arquivo correto, pois você terá uma única oportunidade de envio, e não serão aceitos trabalhos por outro canal, apenas pelo campo específico de envio.

– Caso tenha dúvidas, entre em contato com o seu professor mediador pela ferramenta “Fale com o Mediador”.

 

Neste sentido, a proposta desta atividade MAPA é que você se coloque no papel de um professor atuante e que terá o desafio de propor uma atividade lúdica a fim de melhorar a fixação do conteúdo por parte dos alunos.

 

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