MAPA – ESOFT – MATEMÁTICA APLICADA À COMPUTAÇÃO – 52_2025

MAPA – ESOFT – MATEMÁTICA APLICADA À COMPUTAÇÃO – 52_2025

 

Estudante, chegou o momento mais esperado em sua atividade MAPA, aquele em que você irá colocar a mão na massa e partir para a Ação! Leia atentamente esta atividade e desenvolva sua resposta de maneira mais completa e assertiva possível. Vamos lá!

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MAPA – ESOFT – MATEMÁTICA APLICADA À COMPUTAÇÃO – 52_2025

 

Estudante, chegou o momento mais esperado em sua atividade MAPA, aquele em que você irá colocar a mão na massa e partir para a Ação! Leia atentamente esta atividade e desenvolva sua resposta de maneira mais completa e assertiva possível. Vamos lá!

Contexto da atividade:

Iniciamos a atividade trazendo algumas perguntas para sua reflexão:
*Como funciona uma empresa que presta serviço de internet e telefonia?
*Como as manutenções e os acompanhamentos de problemas são feitos?

Podemos relacionar serviços de telefonia com banco de dados para armazenar informações. Falando especificamente de banco de dados, é possível definir como um sistema organizado de armazenamento e gerenciamento. Ele é projetado para reunir grandes quantidades de informações de forma estruturada, permitindo que os dados sejam facilmente acessados, gerenciados e atualizados.

Agora, imagine a seguinte situação:

Uma determinada empresa provedora de internet, a fim de melhorar o seu atendimento para seus clientes, resolveu realizar uma atualização em seu banco de dados contendo todas as informações de cada cliente. Mas, realizou, primeiramente, a seguinte pesquisa.
Nesse estudo participaram 145 pessoas e os principais itens de reclamação foram divididos entre banda larga, telefone e TV a cabo.

Sejam os conjuntos:
B = quantidade de pessoas que reclamaram sobre banda larga.
T = quantidade de pessoas que reclamaram sobre telefone.
C = quantidade de pessoas que reclamaram sobre TV a cabo.

Constatou-se que entre as reclamações dos entrevistados a quantidade foi de:
Banda Larga (B) e Telefone (T) = 15
Banda Larga (B) e TV a Cabo (C) = 20
Telefone (T) e TV a Cabo (C) = 25
Banda Larga (B) = 65
Telefone (T) = 70
TV a Cabo (C) = 55

​Determine:
I) Usando as operações lógicas de conjunto, quantas pessoas ao todos reclamaram dos três serviços simultaneamente?
II) O desenho do diagrama de Venn associado aos itens de reclamação.

Continuando o assunto sobre internet e comunicação, vale mencionar a importância das ondas eletromagnéticas para funcionamento desse sistema.
Pode se dizer que as ondas são matematicamente representadas através da simbologia da senoide, conforme ilustra a figura a seguir. O comprimento da onda é representado pela letra grega lâmbda (​λ)​ e equivale à distância entre os picos de duas ondas. Já a frequência equivale à quantidade de ondas existentes no intervalo de tempo de 1s (medida denominada Hertz). A amplitude, por sua vez, representa sua potência/força.

Fonte: https://medium.com/ubntbr/como-o-sinal-wifi-%C3%A9-propagado-na-natureza-d87daef39575. Acesso em: 22 abr. 2025.

Trazendo isso para um contexto um pouco mais lógico, suponhamos que cada comprimento das ondas fosse determinado por uma parábola cuja função é definida por f(x) = -x²+2/3x, sendo delimitada pelo eixo x, o seu início e fim. Responda:

III) Qual a coordenada do ponto máximo do vértice dessa parábola? Considere as equações:

​IV) Qual é a medida do intervalo entre as raízes reais da função apresentada?

​A fim de que fosse melhorada a velocidade das conexões foi feito uma tabela em diferentes momentos ao longo de 54 repetições e os dados foram dispostos na tabela:

​Considerando os dados mencionados determine:

V) Qual foi a média da frequência Hz?

VI) Qual é o valor mediano para a frequência Hz nessa condição que foi disposta?

**Observação: mostre os cálculos para os itens I), III), IV), V) e VI).
 

IMPORTANTE:

  1. Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Materiais >> Material da Disciplina.
  2. Responda a todos os itens, seguindo como roteiro os tópicos elencados anteriormente, e coloque em um único arquivo.
  3. A entrega deve ser feita por meio do Template de entrega da atividade MAPA, disponível no material da disciplina.
  4. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
  5. Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar!
  6. Lembre-se de que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros estudantes, sem devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
  7. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
  8. Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
  9. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.

 

Bons estudos!

Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem pelo Fale com o Mediador!
 

 

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