Descrição
MAPA – IMF – ECONOMIA COMPORTAMENTAL – 52_2025
Olá, estudante!
Chegou o momento de explorar de forma prática os conteúdos aprendidos na disciplina de Economia Comportamental! Para isso, você precisa cumprir duas etapas, a saber:
PRIMEIRA ETAPA: ler os textos-base, considerar a situação problema e realizar a atividade.
Conceito de Decisão:
O conceito de “decisão” pode ser explorado sob diversas perspectivas. No contexto da psicologia e das finanças comportamentais, destaca-se a ideia de que as decisões não são totalmente racionais. Nossas escolhas podem ser moldadas por vieses cognitivos, heurísticas (atalhos mentais) e pela forma como as opções nos são apresentadas (a chamada “arquitetura de escolhas”). A autora traz que as tomadas de decisões são influenciados por armadilhas cognitivas e emocionais, levando a escolhas que nem sempre são as mais vantajosas. Ainda as Heurísticas e decisões impulsivas, estão entre os principais atalhos que o cérebro utiliza para simplificar processos decisórios, especialmente em situações de incerteza ou sob pressão no segmento empresarial.
Fonte: FERREIRA, V. R. de M. Decisões econômicas: você já parou para pensar. Rio de Janeiro: Editora Alta Livros, 2023. E-book. ISBN 9788550817392. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788550817392/. Acesso em: 21 mar. 2025.
Para Zindel (2015), a importância de um processo de tomada de decisão necessita ser bem embasado, especialmente em relação ao impacto nos negócios. Ele destaca a distinção entre dois tipos principais de tomada de decisão: intuitiva e racional: onde a primeira busca basear-se na intuição ou “instinto”, utilizada frequentemente em situações de incerteza ou pressão e, a outra decisão racional é fundamentada em planejamento e análise lógica com dados, informações e indicadores concretos.
Fonte; ZINDEL, M. L. Finanças Comportamentais: tomada de decisão e Psicologia Econômica. Revista De Administração De Empresas, n. 55(1), 2015, p. 102–102. https://doi.org/10.1590/S0034-759020150112. Acesso em: 21 mar. 2025.
Agora, suponha que você é dono de uma cafeteria e está enfrentando um dilema importante. A empresa não está alcançando o número desejado de vendas devido ao baixo número de clientes. Diante disso, contratou-se um consultor empresarial que sugeriu duas estratégias de marketing para melhorar as vendas:
Estratégia A: investir em uma campanha publicitária agressiva nas redes sociais, visando alcançar muitos consumidores e gerar disseminação de propaganda em torno dos produtos que a cafeteria oferece.
Estratégia B: buscar parcerias com influenciadores digitais locais para promover o produto de forma mais orgânica e direcionada ao mercado.
Considerando esse cenário, responda o que se pede:
- a) Quais são os principais elementos racionais que você deve considerar ao tomar essa decisão?
- b) Como cada estratégia se alinha com os princípios da racionalidade na tomada de decisão?
- c) Quais vieses cognitivos ou emoções podem influenciar sua escolha entre as duas estratégias?
- d) Com base em sua análise, qual estratégia você escolheria para o lançamento do produto? Justifique sua resposta.
- e) Como você pode aplicar os conceitos de racionalidade e irracionalidade na tomada de decisões futuras dentro da empresa?
OBS: Acesse o link indicado no texto das unidades 2 e 4 do seu livro didático base e faça a leitura do capítulo 1 do livro indicado na Minha Biblioteca e o artigo disponibilizado. Irão te auxiliar na resolução da atividade.
SEGUNDA ETAPA: ENVIAR a atividade solicitada
– Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento.
– A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Template de entrega da atividade MAPA disponível no material da disciplina.
– Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
– Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar.
– Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
– Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
– Procure sanar suas dúvidas junto a mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
– Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software, etc. e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.
Agora é com você. Bom estudo!
Em caso de dúvidas, encaminhe uma mensagem ao seu Professor Mediador.
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