MAPA – LUTAS – 51_2025

R$ 40,00

Categoria:

Descrição

MAPA – LUTAS – 51_2025

As lutas são uma expressão significativa da cultura corporal, integrando conhecimentos históricos, culturais e pedagógicos. Esses elementos promovem o desenvolvimento integral do ser humano, com destaque para a construção de valores como respeito, disciplina, autocontrole e trabalho em equipe. No ensino de Educação Física, o estudo das lutas vai além do desenvolvimento técnico, envolvendo também a formação de cidadãos conscientes e socialmente responsáveis.

Dentre as metodologias de ensino das lutas, os jogos de luta são ferramentas eficazes, ao tornarem o aprendizado lúdico e acessível, especialmente no processo de iniciação. Esses jogos podem ser classificados em três modalidades principais, com base no tipo de interação e contato estabelecido:

Jogos de Agarre: caracterizados pelo contato corporal constante entre os participantes, os jogos de agarre priorizam ações como segurar, empurrar, puxar e desequilibrar o oponente. Exemplos incluem atividades inspiradas em modalidades como judô, luta olímpica e sumô. São ideais para desenvolver a força, a coordenação motora e o controle postural.

Jogos de Média Distância: nessa modalidade, o contato ocorre apenas no momento da aplicação do golpe ou técnica, como nos chutes e socos utilizados no karatê, taekwondo ou muay thai. Esses jogos trabalham habilidades como a precisão, o tempo de reação e a leitura de movimento adversária.

Jogos de Longa Distância: aqui, os participantes utilizam implementos para executar as ações, como bastões, espadas ou similares, mantendo uma maior distância entre si. Modalidades como a esgrima, kendô ou lutas com bastão são exemplos. Essa modalidade estimula a agilidade, a atenção e o raciocínio estratégico (Rosa, 2023; Ferraz; Gallardo, 2008; Tubino, 2002).

Fontes:

ROSA, J. L. Lutas. Florianópolis: Arqué, 2023.

FERRAZ, O. L.; GALLARDO, F. J. Lutas: Fundamentos Pedagógicos. São Paulo: Phorte, 2008.

TUBINO, M. J. G. Educação Física e Esporte: Fundamentos e Reflexões. São Paulo: Ibrasa, 2002.

 

Para esta atividade, você deverá elaborar um planejamento com duas práticas lúdicas, trazendo ênfase em uma das três modalidades apresentadas (agarre, média distância, longa distância) considerando o processo de ensino e aprendizagem para a iniciação das lutas.

Caso escolha:

Agarre: elaborar atividades de iniciação referente ao judô ou jiu-jitsu brasileiro.

Média distância: atividades referentes ao kickboxing ou muay thai.

Longa distância: atividades referentes a esgrima ou kendo.

 

É importante pensar em estratégias que promovam um ambiente de aprendizado seguro e que respeite as limitações de seus alunos. Ao final da realização do plano de aula, você deverá escolher uma de suas atividades e tirar três fotos simulando sua realização.

 

Orientações para a atividade prática.

Escolha uma das três modalidades de jogos de luta (agarre, média distância ou longa distância).

Desenvolva duas atividades práticas para essa modalidade, conforme os itens abaixo.

 

Tema: Jogos de (agarre, média distância ou longa distância).

Modalidade trabalhada: (escolha uma modalidade que será trabalhada a partir do seu tema. Ex: jogos de agarre – jiu-jitsu brasileiro).

Objetivo(s): (O que meu aluno deve alcançar com a atividade).

Nome do Jogo: (Nome referente a atividade).

Idade: (Faixa etária).

Materiais necessários: (Descrever quais materiais serão necessários e a quantidade de cada um deles).

Número de participantes: (Número indicado para cada atividade).

Passo a Passo: (Explique como o jogo será realizado).

Avaliação: (Como você irá avaliar a participação dos alunos e se conseguiram alcançar o objetivo proposto).

 

 ORIENTAÇÕES GERAIS

– O aluno deverá, obrigatoriamente, utilizar o MODELO MAPA para realizar a atividade.

– Esta é uma atividade INDIVIDUAL, em caso de plágio será zerada.

– Proibida a participação de pessoas menores de 18 anos.

– Procure argumentar de forma clara e objetiva, conforme o conteúdo da disciplina.

– Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa referencie conforme as normas da ABNT

– Não esqueça de finalizar a atividade após anexar na barra da atividade.

– Utilize o livro (PDF) da disciplina como principal fonte de apoio.

– Após anexar o trabalho no ambiente certifique-se de que se trata do arquivo correto, pois após “Finalizar o Questionário”, não será possível reenviar a atividade ou realizar

qualquer modificação no arquivo enviado.​

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “MAPA – LUTAS – 51_2025”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feedbacks

Em caso de dúvidas, escaneie o QR Code acima e entre em contato conosco que iremos te auxiliar!

Fazemos esse trabalho por um preço justo! | Entre em contato pelo WhatsApp (44) 99162-8928

Nossa equipe multidisciplinar é altamente capacitada para oferecer assessoria na elaboração das mais variadas atividades, garantindo autenticidade e originalidade em todos os trabalhos.