MAPA – NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM – 51_2025

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MAPA – NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM – 51_2025

 

Phineas Gage era um jovem americano de 25 anos que, em 1848, sofreu um acidente no qual uma barra de ferro de um metro atravessou seu crânio, mas ele não faleceu. Sua mãe logo notou que parte da memória dele parecia prejudicada, apesar de o relato do médico afirmar que a memória, a capacidade de aprendizado e a força motora de Gage foram inalteradas (Pichinin,). Phineas foi um homem independente e funcional, tendo ido trabalhar como cocheiro no Chile. Os relatos indicam que foi através do trabalho que suas habilidades sociais retornaram, e ele estava cada vez mais reabilitado ao convívio. Em 1860, Phineas adoeceu, voltou para a casa da mãe após começar a ter quadros

convulsivos e faleceu em maio do mesmo ano.

 

Atualmente, o acidente de Phineas já foi simulado em computadores por pelo menos dois grupos de pesquisa. A análise mais recente, em 2012, estima que ele perdeu cerca de 15% de massa cerebral, tendo a barra de ferro levado parte do córtex e parte dos núcleos internos do cérebro. Isso justifica as alterações de comportamento e perdas de memória, afinal foram danificadas regiões como o córtex pré-frontal, sendo parte importante na tomada de decisões e planejamento (Pichinin, ).

 

Fonte: PICHININ, L. O curioso caso de Phineas Gage. Pint of Science Brasil. Disponível em:

https://pintofscience.com.br/blog/o-curioso-caso-de-phineas-gage. Acesso em: 22 jan. 2025.

 

A partir dessa leitura, é possível recordar a aula que abordou esse assunto.

Gage já era adulto quando o acidente aconteceu, mas, se fosse criança, talvez as alterações cerebrais tivessem sido mais amenas. A criança está em processo de desenvolvimento cerebral, tem neuroplasticidade favorecida pela idade, e seu aprendizado ocorre numa velocidade maior quando comparado ao de um adulto.

 

Para realizar essa atividade, imagine-se atuando como profissional da educação. Você trabalha com o ensino-aprendizado de crianças com Transtorno do Espectro Autista, auxiliando o professor nas estratégias de ensino para esses alunos.

 

Para a elaboração desse MAPA, responda às seguintes perguntas:

  1. a) Descreva como transcorre a maturação do sistema nervoso.
  2. b) Explique, sucintamente, como pode ocorrer a neuroplasticidade.
  3. c) Quais são os elementos fundamentais para o ensino-aprendizado de uma criança?
  4. d) Descreva como se processa a formação de memórias de longa duração e quais são as regiões cerebrais envolvidas.
  5. e) Explique como o humor auxilia a aprendizagem.

 

Para responder às questões, elabore um texto dissertativo fundamentando-o teoricamente (mínimo 15, máximo 20 linhas).

 

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