MAPA – PED – POLÍTICAS E O PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA – 52_2025

R$ 40,00

MAPA – PED – POLÍTICAS E O PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA – 52_2025

 

Durante a disciplina estudamos sobre os conceitos de Integração e de Inclusão e as transformações desses termos ao longo da história. Para Edler (1993) e Amaral (1994) integrar é incorporar, física e socialmente, um indivíduo que

Categoria:

Descrição

MAPA – PED – POLÍTICAS E O PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA – 52_2025

 

Durante a disciplina estudamos sobre os conceitos de Integração e de Inclusão e as transformações desses termos ao longo da história. Para Edler (1993) e Amaral (1994) integrar é incorporar, física e socialmente, um indivíduo que está segregado e separado de seus pares, oferecendo-lhe oportunidades iguais. Integração, para esses estudiosos, significa tornar esse indivíduo parte da sociedade, oportunizando o seu acesso de modo que ele estará nos mesmos lugares em que as outras pessoas estão, estará vivendo como as outras pessoas, fazendo o que todos fazem e tendo os mesmos direitos que as demais. Ainda, há todo o movimento a respeito da integração social e escolar.

 

AMARAL, L. A. Pensar a diferença/deficiência. Brasília: Cord, 1994.

EDLER, R. Integração sob o enfoque brasileiro. Revista Vivência, Florianópolis, n. 13, p. 28-31,1994.

 

Sobre o conceito de inclusão, ela segue alguns parâmetros comuns, já que significa incluir, adicionar ou acrescentar pessoas ou algo que existe em grupos dos quais não faziam parte. Ainda, a palavra inclusão é frequentemente utilizada nas discussões e principalmente, nos documentos educacionais, sociológicos e políticos. Para Forest e Pearpoint (1997, p. 137), a inclusão significa, “[…] estar com o outro e cuidar uns dos outros. Não quer absolutamente dizer que somos todos iguais. Inclusão celebra, sim, nossa diversidade e diferenças com respeito e gratidão. Quanto maior a nossa diversidade, mais rica a nossa capacidade de criar novas formas de ver o mundo”.

 

FOREST, M.; PEARPOINT, J. Inclusão: um panorama maior. In: MANTOAN, M. T. É. A integração de pessoas com deficiência.

São Paulo: Memnon, 1997, p. 137-141.

 

Entenda melhor esses conceitos realizando a leitura da Unidade I do livro didático e do artigo: “Inclusão e Integração: uma perspectiva sobre conceitos estudados durante a graduação”. O artigo está disponível no Studeo – Bibliotecas – Biblioteca Digital Unicesumar – Encontre o item: Pesquisa Integrada e cole o nome do artigo para pesquisar.

 

Agora imagine a seguinte situação hipotética: 

A Secretaria Municipal de Educação da sua cidade está preparando um ciclo de palestras on-line que serão ministradas para os professores com alguns temas de relevância para o trabalho pedagógico, e solicitou que você falasse sobre Integração e Inclusão. A palestra terá duração de 50 minutos, para ministrá-la, você deverá elaborar uma apresentação com 10 slides utilizando o PowerPoint (formulário padrão em PowerPoint disponível na pasta Material da Disciplina).
Para isso, siga estes passos:

Slide 1: preencha com  seu nome, RA, título da palestra e uma imagem ilustrativa relacionada a temática.

Slide 2: explique as semelhanças e diferenças existentes nos conceitos de Integração e Inclusão utilizando um ORGANOGRAMA que você irá elaborar. 

Exemplo de Organograma:

 

Fonte: https://gogood.com.br/blog/organograma/

IMPORTANTE:  Você deverá fazer um print screen/captura de tela do seu Organograma e inserir no slide. Você poderá criar seu Organograma no Word, Paint, na plataforma Canva (www.canva.com), Mindmeister (https://www.mindmeister.com/pt) ou em alguma outra plataforma digital de sua preferência. O seu Organograma não deve ser feito à mão, uma vez que o professor inovador deve fazer uso de recursos tecnológicos.

 

Slides 3 e 4: Apresente uma breve explicação sobre Integração, uma citação direta e uma imagem ilustrativa sobre a temática.

Slides 5 e 6: Apresente uma breve explicação sobre Inclusão, uma citação direta e uma imagem ilustrativa sobre a temática. 

Slides 7, 8 e 9: Explique como os conceitos estudados impactam a vida das pessoas com necessidades específicas na atualidade. Apresente uma imagem ilustrativa.

Slide 10: Referência completa, conforme normas da ABNT.
 

OBSERVAÇÃO:

– Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão em PowerPoint, disponível  no Material da Disciplina.

– Utilize os seguintes sites para a busca das imagens: https://pixabay.com/pt/ – https://www.pexels.com/pt-br/ – http://picjumbo.com/

– O organograma deverá ser inédito, ou seja, elaborado por você.

– Assista ao vídeo de orientação sobre esse MAPA na Sala do Café.

– Ao enviar a atividade, certifique-se de que está enviando o arquivo correto, pois você terá uma única oportunidade de envio e não serão aceitos trabalhos por outro canal, apenas pelo campo específico de envio.

– Caso tenha dúvidas, entre em contato com a seu professor mediador pela ferramenta “Fale com Mediador”.

Bons estudos!

 

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “MAPA – PED – POLÍTICAS E O PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA – 52_2025”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feedbacks

Em caso de dúvidas, escaneie o QR Code acima e entre em contato conosco que iremos te auxiliar!

Fazemos esse trabalho por um preço justo! | Entre em contato pelo WhatsApp (44) 99162-8928

Nossa equipe multidisciplinar é altamente capacitada para oferecer assessoria na elaboração das mais variadas atividades, garantindo autenticidade e originalidade em todos os trabalhos.