Descrição
MAPA – PED – PRÁTICA DE ENSINO DAS MATÉRIAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO MÉDIO – 52_2025
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda global estabelecida pela ONU em 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas que visam promover o desenvolvimento sustentável até 2030. Eles abrangem áreas como erradicação da pobreza, educação de qualidade, igualdade de gênero, ação climática e redução das desigualdades, buscando equilibrar crescimento econômico, inclusão social e preservação ambiental.
Fonte: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/4. Acesso em: 2 abr. 2025.
A ODS 4 da Agenda 2030 da ONU propõe “assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”. Isso significa garantir o direito de todas as pessoas, em especial as populações em situação de vulnerabilidade, ao acesso, permanência e êxito nos espaços educativos, desde a educação infantil até a formação técnica e superior.
No contexto da formação docente, esse objetivo reforça a importância de preparar professores capazes de desenvolver práticas pedagógicas inclusivas, críticas e comprometidas com a transformação social. A sala de aula deve ser compreendida como espaço de diálogo, diversidade e construção coletiva do conhecimento. A teoria pedagógica encontra seu valor na prática quando promove, por exemplo, projetos que valorizam os saberes locais, a cultura, os direitos humanos e o respeito às diferenças.
Elaborado pelo professor.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre a ODS 4, chegou a hora da prática!
Considerando que o pedagogo pode atuar na formação de futuros docentes, é fundamental que domine conceitos e práticas relacionadas à educação inclusiva, preconizada pela ODS 4. Dessa forma, sua tarefa será elaborar um Plano de Aula para aplicar em um curso de Formação de Docentes em Nível Médio, abordando a temática da inclusão escolar.
O Plano de Aula deve conter os seguintes itens:
- Tema da Aula.
- Objetivo Geral: apenas um objetivo.
- Objetivos Específicos: dois ou três objetivos.
- Público-Alvo: você deverá desenvolver essa aula, hipoteticamente, em uma turma do Curso de Formação de Docentes em Nível Médio.
- Encaminhamentos Metodológicos: descreva o passo a passo de como sua aula será desenvolvida.
- Recursos: aponte os recursos que serão utilizados durante a aula.
- Elabore um texto de 7 a 15 linhas explicando como a inclusão escolar contribui para garantir uma educação de qualidade para todos. Com base na ODS 4, destaque o papel do docente na promoção de uma educação equitativa e inclusiva.
OBSERVAÇÕES:
– Assista ao vídeo explicativo do professor Welington Jorge, disponível na Sala do Café.
– Nos objetivos, lembre-se de utilizar o verbo no infinitivo. Caso tenha dúvidas, acesse o Link: https://www.conjugacao.com.br/verbos-para-objetivos/.
– Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão em formato Word, que está disponível para download na pasta Material da Disciplina.
– Formatar a atividade segundo as normas da ABNT (citações, referências, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, sem negrito, espaçamento entre linhas 1,5).
– Para anexar o arquivo na atividade, clique sobre o botão “Selecionar arquivo”. Após anexar o trabalho e certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão “Responder” e, posteriormente, em “Finalizar”. Após “Finalizar a atividade”, não será possível reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.
– Em caso de cópia literal, sem as devidas referências, a atividade será zerada.
– Caso tenha dúvidas, entre em contato com sua professora mediadora pela ferramenta “Fale com o Mediador”.
Bons estudos!
Avaliações
Não há avaliações ainda.