MAPA – PED – PROBLEMAS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA – 52_2025

R$ 40,00

MAPA – PED – PROBLEMAS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA – 52_2025

Questão 1

Em nosso percurso pelas dificuldades e problemas de aprendizagem, vimos como a diferenciação entre ambos é complexa e ainda gera discordâncias no âmbito acadêmico. Todavia, na avaliação de crianças que apresentam alterações

Categoria:

Descrição

MAPA – PED – PROBLEMAS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA – 52_2025

Questão 1

Em nosso percurso pelas dificuldades e problemas de aprendizagem, vimos como a diferenciação entre ambos é complexa e ainda gera discordâncias no âmbito acadêmico. Todavia, na avaliação de crianças que apresentam alterações de aprendizagem, um elemento em comum se destaca: segundo Fernandes et al. (2015), o fato de ao menos 50% dos sujeitos nesta condição apresentarem alterações no desenvolvimento da coordenação motora.

 

O processo de aquisição das competências de leitura, escrita e aritmética envolve uma série de habilidades psicomotoras e desenvolvimentos neuropsicológicos que, ao não terem sido adequadamente estabelecidos, reverberarão na capacidade de aprendizagem dos sujeitos (José; Coelho, 2009).

 

O aprender corporal antecede o abstrato, por isso que a brincadeira, o jogo livre e dirigido e a exploração do ambiente e diferentes situações são fundamentais para o pleno desenvolvimento cognitivo da criança. 

 

Considerando o exposto e a importância dos pré-requisitos necessários para a aquisição da leitura, escrita e raciocínio lógico matemático, convido você a conhecer um pouco mais sobre dois jogos: jogo da amarelinha e careca e cabeludo.

 

​O jogo da amarelinha contempla a necessidade de desenhar o gráfico do jogo no chão; enumerar em sequência; atirar a pedra no quadrado; pular com um e ambos os pés; e pegar a pedra sem pisar fora do limite.

 

​Já o jogo careca cabeludo consiste em um mestre falar alternadamente as palavras que dão nome à brincadeira, enquanto os participantes precisam ficar em pé quando se fala cabeludo e agachar quando se fala careca. Sai da brincadeira quem confundir a posição solicitada. 

 

Agora que você conhece os jogos, verifique quais habilidades são estimuladas durante sua execução e seu impacto na alfabetização. Para realizar sua atividade, você deverá seguir os seguintes passos:

 

  1. a) Identifique quais habilidades são estimuladas no jogo da amarelinha.
  2. b) Identifique quais habilidades são estimuladas no jogo careca cabeludo.
  3. c) Elabore um texto argumentativo (mínimo de 25 e máximo 35 linhas), definindo as habilidades identificadas em ambas as brincadeiras e exemplificando quais os possíveis impactos na alfabetização caso as habilidades não sejam estabelecidas adequadamente.

 

Fonte: FERNANDES, C. T. et al. Influências do Corpo/Movimento no Desempenho de Alunos com Dificuldades de Aprendizagem. UNOPAR Cient., Ciênc. Human. Educ., Londrina, v. 16, n.3, p. 162-174, 2015

JOSÉ, E. A.; COELHO, M. T. Problemas de aprendizagem. São Paulo: Ática, 2009.

OBSERVAÇÕES:

– Assista ao vídeo explicativo da professora Juliana Alencar, disponível na Sala do Café.

– Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão em formato Word, que está disponível para download na pasta Material da Disciplina.

– Formatar a atividade conforme as normas da ABNT (citações, referências, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, sem negrito, espaçamento entre linhas 1,5).

– Para anexar o arquivo na atividade, clique sobre o botão “Selecionar arquivo”. Após anexar o trabalho e certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão “Responder” e, posteriormente, em “Finalizar”. Após “Finalizar a atividade”, não será possível reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.

– Em caso de cópia literal, sem as devidas referências, a atividade será zerada.

– Caso tenha dúvidas, entre em contato com sua professora mediadora pela ferramenta “Fale com o Mediador”.

 

Bons estudos!

 

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “MAPA – PED – PROBLEMAS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA – 52_2025”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feedbacks

Em caso de dúvidas, escaneie o QR Code acima e entre em contato conosco que iremos te auxiliar!

Fazemos esse trabalho por um preço justo! | Entre em contato pelo WhatsApp (44) 99162-8928

Nossa equipe multidisciplinar é altamente capacitada para oferecer assessoria na elaboração das mais variadas atividades, garantindo autenticidade e originalidade em todos os trabalhos.