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MAPA – PSICO – LÚDICO E LITERATURA INFANTIL NA PRÁTICA PSICOPEDAGÓGICA – 51_2025
Você já parou para pensar em quantos benefícios a musicalização proporciona para o desenvolvimento cognitivo das crianças? Por meio de atividades musicais, como canções, ritmos e jogos sonoros, os pequenos são estimulados em vários aspectos, como a memória, a atenção e a percepção auditiva.
Na relação com a alfabetização, a música favorece a consciência fonológica, ou seja, a habilidade de perceber e diferenciar os sons da língua, um requisito importante para o sucesso da leitura e da escrita. Canções infantis auxiliam na ampliação do vocabulário, na construção de frases e no reconhecimento de rimas e padrões sonoros. Além disso, a musicalização promove um ambiente lúdico e motivador, tornando o aprendizado mais prazeroso, como precisamos nos trabalhos psicopedagógicos.
Fonte: LIMA, D. T. N.; JUNG, H. S.; SILVA, L. Q. O uso da música na alfabetização: desenvolvimento integral. Cadernos da Pedagogia, v. 13, n. 25, p. 36-48, jul./set. 2019. Disponível em: Acesso em: 10 fev. 2025.
Sabendo que a musicalização pode ser uma ferramenta eficaz nas intervenções psicopedagógicas, desafio você a aplicar uma atividade de musicalização com uma criança pré-escolar ou em idade de alfabetização. Assim, poderá verificar as potencialidades da música na educação infantil e refletir sobre as possibilidades de intervenções e estimulações com este recurso.
Considerando o exposto, sua ação nesta atividade consiste em elaborar uma atividade que estimule a consciência fonológica por meio da musicalização e aplicar com uma criança entre 4 e 9 anos de idade. Para tanto, siga os seguintes passos:
- Encontre uma criança com a faixa-etária solicitada (4 a 9 anos), converse com a família, a fim de explicar como será a atividade e peça a autorização por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), cuja foto do documento assinado deve ser anexada no final do formulário do MAPA.
- Após colher a assinatura do responsável, escolha uma música infantil que seja atrativa para sua criança e informe no formulário o título e um trecho.
- Elabore uma atividade que estimule a consciência fonológica, por meio da música escolhida, podendo ser jogo de rimas, complete a música, ou outra e registre no formulário deste MAPA, informando o objetivo da atividade, como ela ajuda na consciência fonológica e uma breve descrição do que você fará e o que a criança deverá fazer.
- Ao aplicar a atividade com a criança, peça que outra pessoa registre o momento por meio de uma foto, que você deverá anexar na atividade. O rosto da criança não precisa aparecer (ela pode estar de costa ou de lado), mas o seu, sim.
- No campo destinado ao relato de experiência, você deverá informar, de maneira explícita e concisa, se o objetivo proposto foi atingido e de que forma; como foi sua mediação e o vínculo com a criança; se a criança conseguiu ser estimulada na consciência fonológica e uma justificativa. Termine esse trecho com um breve relato sobre sua percepção geral dessa experiência e os resultados obtidos.
- Por fim, apresente uma argumentação com base em texto científico e citação indireta, sobre a importância da musicalização para a alfabetização infantil e como ferramenta para o psicopedagogo. Apresente, ao final, a referência completa do texto citado, conforme a ABNT.
O TCLE e o formulário padrão para o MAPA estarão disponíveis em seu Material da Disciplina. Seu mapa deve ter entre uma e duas folhas do Word.
Bons estudos!
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