PORTFÓLIO – FIS – PRÁTICA PEDAGÓGICA: FÍSICA NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA – 53_2025

Vivemos um cenário educacional em que o ensino de Ciências da Natureza, especialmente da Física, enfrenta o desafio de superar práticas expositivas tradicionais, muitas vezes descoladas da realidade dos estudantes. Diante disso, metodologias ativas de aprendizagem

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PORTFÓLIO – FIS – PRÁTICA PEDAGÓGICA: FÍSICA NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA – 53_2025

Vivemos um cenário educacional em que o ensino de Ciências da Natureza, especialmente da Física, enfrenta o desafio de superar práticas expositivas tradicionais, muitas vezes descoladas da realidade dos estudantes. Diante disso, metodologias ativas de aprendizagem tornam-se um caminho promissor para tornar o ensino mais dinâmico, significativo e conectado ao mundo que nos cerca. Nesse contexto, o uso de recursos digitais interativos (como Mentimeter, Wordwall, Kahoot, Scratch e PhET Colorado) ou materiais físicos manipuláveis pode potencializar o protagonismo discente, aproximando a Física de situações reais e promovendo aprendizagens contextualizadas e interdisciplinares.



O objetivo geral da atividade da presente atividade é planejar, desenvolver e aplicar um recurso didático ativo e inovador voltado ao ensino de Física, promovendo a aprendizagem significativa e a participação ativa dos estudantes, com foco em projetos, problemas reais e integração com outras áreas das Ciências da Natureza.



Etapas da Atividade

Etapa 1 – Seleção de Habilidade e Tema

– Escolha uma habilidade específica da área de Ciências da Natureza, conforme a BNCC, que seja vinculada ao 9º ano ou ao Ensino Médio.

– A partir dessa habilidade, selecione um tema de Física que possa ser trabalhado de forma interdisciplinar, ativa e contextualizada.



Etapa 2 – Escolha e Desenvolvimento do Recurso

– Com base no tema e na habilidade escolhidos, você deverá escolher uma das opções a seguir para desenvolver sua proposta:



Opção 1: Construção de histórias em quadrinhos sobre o tema de Física.

Opção 2: Criação de um jogo digital no Wordwall sobre o conteúdo selecionado.



Independentemente da escolha feita, é obrigatório: 

 

  1. Utilizar o Mentimeter para iniciar a proposta com uma atividade de nuvem de palavras, com um termo indutor relacionado ao tema de Física escolhido (ex.: “O que vem à sua mente quando pensa em energia?”, “O que você entende por força?”).

 

  1. Aplicar o recurso desenvolvido com os participantes.

 

  1. Finalizar a proposta com a rotina de pensamento “Antes eu pensava, agora eu penso”, também utilizando a ferramenta ‘Final em Aberto’ no Mentimeter, para avaliar mudanças na compreensão dos participantes e promover a metacognição.

 

Etapa 3 – Elaboração do Plano de Aula

 

– Você deverá construir um plano de aula contendo:

 

– Segmento e série/ano de escolarização.

 

– Habilidade selecionada (segundo a BNCC).

 

– Objetivo(s) de aprendizagem.

 

– Estratégias de ensino/aprendizagem adotadas (indicando a intencionalidade pedagógica do recurso criado como parte da explicação conceitual).

 

– Evidência(s) de aprendizagem esperada(s).

 

– Descrição clara de como o recurso digital ou físico será utilizado no processo.

 

Etapa 4 – Aplicação Prática do Recurso

 

– Você deverá aplicar o recurso com uma turma real, conforme as condições a seguir:

 

– Público-alvo obrigatório: estudantes a partir do 9º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio.

 

– Não será permitida a aplicação com crianças da Educação Infantil ou dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

 

– Caso não seja possível realizar em uma escola, a atividade poderá ser realizada com adultos do polo de apoio presencial, desde que haja no mínimo cinco participantes.

 

Importante: o Template da atividade MAPA, disponível na plataforma, possui campos específicos para você inserir todas essas informações solicitadas, assim como os espaços destinados para a inserção das imagens comprobatórias da construção do recurso e sua aplicação.

 

Etapa 5 – Reflexão Crítica e Experiência de Aplicação

 

Redija um texto dissertativo (20 a 30 linhas), sem tópicos, que integre:

 

– Como o recurso criado contribui para resolver o problema didático identificado?

 

– De que modo promoveu a aprendizagem ativa e significativa?

 

– Quais foram os principais desafios enfrentados na criação e aplicação do recurso?

 

– Como garantir que o recurso digital ou material físico tenha uma função pedagógica e não seja apenas decorativo?

 

– Que habilidades docentes você acredita ter desenvolvido ao realizar essa atividade? 

 

– Especialmente: como foi a experiência de aplicar esse recurso com os participantes, destacando percepções, reações, engajamento, mudanças de entendimento e possibilidades de melhoria?

 

Orientações Técnicas

 

– Utilize obrigatoriamente o Template MAPA disponível no ambiente virtual da disciplina.

 

– O recurso criado deve ser funcional e acessível, com links válidos e imagens legíveis.

 

– O texto dissertativo deve seguir as normas da ABNT, estar entre 20 e 30 linhas, digitado em fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12.

 

– Faça uma revisão cuidadosa e certifique-se de enviar corretamente o arquivo antes de finalizar o questionário na plataforma.

 

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