Descrição
CURSO:
ADMINISTRAÇÃO – BACHARELADO |
COMPONENTE CURRICULAR:
PROJETO DE EXTENSÃO I – ADMINISTRAÇÃO |
PROGRAMA DE EXTENSÃO:
PROGRAMA DE CONTEXTO À COMUNIDADE. |
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO:
A realização de avidades extensionistas no curso de Administração vinculadas ao Programa de Contexto à Comunidade tem o objevo de estreitar o relacionamento do saber universitário com a comunidade, por meio das contribuições na resolução de problemas sociais presentes no contexto e, por outro lado, possibilitar o desenvolvimento de competências e so skills específicas no corpo discente do curso. As ações poderão ser realizadas em diversos locais, dependendo do problema idenficado, sendo algumas possibilidades: Associação de Bairro, Prefeitura, ONG, Igreja, Escola, Micro e Pequena Empresa. |
COMPETÊNCIAS:
I – Reconhecer e delimitar problemas e idenficar oportunidades;
II – Promover a comunicação no ambiente organizacional interno e externo; III – Coordenar e integrar as diferentes áreas funcionais da organização. |
PERFIL DE EGRESSO:
O perfil do egresso idealizado pela IES para o curso de Administração possibilita a formação do Administrador generalista, críco, reflexivo, proposivo, humanísco e dinâmico, capaz de aplicar tecnologias inerentes à sua área de atuação, sendo que pelas avidades extensionistas vinculadas ao Programa de Extensão Contexto à Comunidade, esse egresso poderá desenvolver habilidades e capacidade para conduzir avidades referentes à compreensão da realidade social, cultural e econômica do meio em que está inserido, direcionando suas ações para a transformação da realidade e para o desenvolvimento social e da qualidade de vida. |
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):
Análise e resolução de problemas
Planejamento e organização Aprendizado Avo |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
O principal objevo da extensão universitária do curso de Administração por meio do Programa de Contexto à Comunidade é a geração do novo saber que ocorrerá devido |
1
à aplicação do conhecimento adquirido no curso durante a busca da contribuição à resolução de problemas contextuais à sociedade, e, ainda, ao desenvolvimento social e da melhoria da qualidade de vida, dessa forma, oportunizando que o corpo discente realize ações embasadas na sua aprendizagem muldisciplinar. |
CONTEÚDOS:
I – Sociologia, éca e direitos humanos;
II – Teorias da administração; III – Comportamento organizacional. |
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:
CINTRA, Josiane. Comportamento organizacional. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
CIZOTO, Sonelise Auxiliadora. Homem, cultura e sociedade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. MASCARO, Laura Degaspare Monte. Direitos humanos e cidadania. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017. RODRIGUES, Edna de Almeida. Teorias da administração. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. |
TEMPLATE PDCA:
Aluno e Aluna, essa avidade é para sua organização e uso da metodologia PDCA. Por isso é um documento orientavo e não precisa ser entregue. Veja as orientações apresentadas no MANUAL DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS.
- PLANEJAMENTO (PLAN)
Antes de definir sua proposta, explore os Objevos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) no link hps://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Se preferir, pode baixar o documento pelo link
hps://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt-br.pdf.
Compreenda a proposta da ONU e engaje-se nessa oportunidade de contribuir com as metas de um organismo internacional tão importante ao mesmo tempo em que parcipa de soluções de seu contexto!
Analise os 17 objevos e escolha quais metas podem ser aderentes à sua proposta e ao seu projeto. Para isso, clique no ícone de cada objevo e observe a listagem de metas disponível em cada um. É necessário que você escolha pelo menos uma meta. Pode ser que você encontre metas aderentes à sua proposta em diferentes objevos, mas não se restrinja. Pode escolher dessa forma e mantenha o foco da essência de sua proposta.
Feito isso, liste aqui suas escolhas. Essa informação também deverá ser declarada em seu Relatório Final de Avidades Extensionistas.
LISTAR METAS DOS ODS ADERENTES AO SEU PROJETO
2
DEFINA A PROPOSTA.
IMERSÃO:
DEFINA OS ITENS DA IMERSÃO
Segue sugestão de perguntas para ulizar na entrevista com o parceiro.
SUGESTÃO DE SCRIPT DE ENTREVISTA
- Quais os principais problemas, fragilidades ou dificuldades que a instuição/parceiro convive com maior frequência?
1.1. Os problemas estão arculados com o programa/conteúdo proposto no componente curricular?
Se não esver, será necessário voltar à pergunta 1.
1.2. É possível resolver ou migar os problemas idenficados no prazo de duração de projeto de extensão.
Se não for possível deve voltar à pergunta 1.
1.3. A solução ou migação auxiliará a comunidade ou um grupo de pessoas da comunidade? Se não auxiliar deve voltar à pergunta 1.
- Quais serão as pessoas envolvidas na ação para buscar resolver ou migar os problemas idenficados?
- Onde será realizada a ação?
- Há limitação de pessoas ou restrição para acesso ao local indicado?
- Quais serão as pessoas beneficiadas diretamente?
- Necessitará de insumos/recursos financeiros para a realização da ação?
- Será necessário agendamento?
- Qual o período, dia da semana, horário que será realizada a ação?
IDEAÇÃO:
DEFINA OS ITENS DA IDEAÇÃO.
PROTOTIPAÇÃO:
DEFINA OS ITENS DA PROTOTIPAÇÃO.
IDEIAS E ANOTAÇÕES:
- REALIZAÇÃO (DO)
3
CRONOGRAMA:
ATIVIDADES | PER. 1 | PER. 2 | PER. 3 | PER.4 |
- VERIFICAÇÃO (CHECK)
Planejamento:
Imersão realizada?
() SIM |
() NÃO |
Ideação realizada?
() SIM |
() NÃO |
Protopação realizada?
() SIM |
() NÃO |
Planejamento está ok?
() SIM |
() NÃO |
Realização:
Cronograma realizado?
() SIM |
() NÃO |
Cronograma atende a realização do projeto?
() SIM |
() NÃO |
Verificação:
Cronograma atende a realização do projeto?
() SIM |
() NÃO |
Projeto atende a proposta da instuição escolhida?
() SIM |
() NÃO |
Houve necessidade de mudança de estratégia?
4
() SIM |
() NÃO |
Em caso posivo, mencione as mudanças e novas estratégias?
- AÇÃO (ACT)
AÇÃO PROPOSTA:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual.
5
Avaliações
Não há avaliações ainda.