PROJETO DE EXTENSÃO I – ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Categoria:

Descrição

CST EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

 

COMPONENTE CURRICULAR: 

PROJETO DE EXTENSÃO I – ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

 

PROGRAMA DE EXTENSÃO: 

PROGRAMA DE CONTEXTO À COMUNIDADE.

 

FINALIDADE E MOTIVAÇÃO: 

A finalidade da extensão no Programa de Contexto à Comunidade do Curso Superior  de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é dedicar-se a área  educacional e o transferir do saber, desenvolvendo e capacitando a comunidade local  e agregando conhecimentos por meio de projetos e atividades pedagógicas  extensionistas. Nesse programa é possível a ministração de palestras, aulas de  monitoria, cursos, aulas de educação básica, educação financeira, língua estrangeira,  debates da comunidade local, participação em projetos sociais, projetos coletivos  multidisciplinar e trabalhos voluntários. Os locais que poderão contemplar esse  projeto extensionistas podem ser: parcerias com a prefeitura; associações de bairros,  escolas, empresas públicas e privadas, igrejas, ONGs e por meio de redes de internet.

 

COMPETÊNCIAS: 

I – Interpretar e elaborar gráficos, tabelas e diagramas; 

II – Desenvolver programas de computador empregando linguagens de programação  e raciocínio lógico; 

III – Projetar e implementar o armazenamento e o tratamento de dados em sistemas  computacionais.

 

PERFIL DE EGRESSO: 

O perfil do egresso idealizado pela IES para o Curso Superior de Tecnologia em Análise  e Desenvolvimento de Sistemas possibilita a formação de um profissional crítico,  reflexivo, criativo, visão holística, humanista e ético, capaz de aplicar tecnologias  inerentes à sua área de atuação, sendo que pelas atividades extensionistas vinculadas  ao Programa de Extensão Contexto à Comunidade, esse egresso poderá desenvolver  habilidades e capacidade para conduzir atividades pedagógicas e de ensino referentes  à compreensão da realidade social, ser capaz de reconhecer as necessidades dos  usuários, adotar perspectivas multidisciplinares e transdisciplinares em sua prática,  considerar aspectos políticos, econômicos, sociais do meio em que está inserido,  direcionando suas ações para a transformação da realidade e para o desenvolvimento  social.

 

SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):

Criatividade e inovação

 

Público 

Comunicação Interpessoal 

Planejamento e organização

 

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: 

Os objetivos da extensão no Curso Superior de Tecnologia em Análise e  Desenvolvimento de Sistemas vinculados ao Programa de Contexto à Comunidade  estão relacionados com a disseminação do saber da área de ciências para a  comunidade local, prestando serviços a questões pedagógicas, aulas de monitoria,  educação básica, educação financeira, língua estrangeira, recursos naturais, ética e  responsabilidade social. Tais ações visam a transferência de conhecimento acadêmico  para a comunidade, preparando o egresso para uma atuação global, focado não  apenas no conhecimento técnico, mas com a preocupação pelo próximo e por um  sociedade igualitária, buscando oportunizar conhecimento para quem não tem  oportunidade de acesso.

 

CONTEÚDOS: 

I – Algoritmos e programação; 

II – Estruturas de dados; 

III – Orientação a objetos; 

IV – Banco de dados; 

V – Lógica matemática e teoria dos conjuntos; 

VI – Princípios de estatística e análise de dados.

 

INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: 

MANZANO, José Augusto N. G. Algortimos: lógica para desenvolvimento de  programação de computadores. 29.ed. São Paulo: Érica, 2019. 

MENEZES, Paulo Blauth. Matemática discreta para computação e informática. 4.ed.  Porto Alegre: Bookman, 2013. 

GERSTING, Judith L. Fundamentos matemáticos para a ciência da computação:  matemática discreta e suas aplicações. 7.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2017.

 

TEMPLATE PDCA

Aluno e Aluna, essa atividade é para sua organização e uso da metodologia PDCA. Por isso é  um documento orientativo e não precisa ser entregue. Veja as orientações apresentadas no  MANUAL DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS. 

  1. PLANEJAMENTO (PLAN) 

Antes de definir sua proposta, explore os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da  Organização das Nações Unidas (ONU) no link https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Se preferir, pode  baixar o documento pelo link https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt br.pdf

Compreenda a proposta da ONU e engaje-se nessa oportunidade de contribuir com as  metas de um organismo internacional tão importante ao mesmo tempo em que participa de  soluções de seu contexto!

Público 

Analise os 17 objetivos e escolha quais metas podem ser aderentes à sua proposta e ao seu  projeto. Para isso, clique no ícone de cada objetivo e observe a listagem de metas disponível  em cada um. É necessário que você escolha pelo menos uma meta. Pode ser que você  encontre metas aderentes à sua proposta em diferentes objetivos, mas não se restrinja.  Pode escolher dessa forma e mantenha o foco da essência de sua proposta. 

Feito isso, liste aqui suas escolhas. Essa informação também deverá ser declarada em seu  Relatório Final de Atividades Extensionistas. 

LISTAR METAS DOS ODS ADERENTES AO SEU PROJETO 

 

DEFINA A PROPOSTA. 

IMERSÃO: 

DEFINA OS ITENS DA IMERSÃO 

Segue sugestão de perguntas para utilizar na entrevista com o parceiro.  

SUGESTÃO DE SCRIPT DE ENTREVISTA 

  1. Quais os principais problemas, fragilidades ou dificuldades que a instituição/parceiro convive com  maior frequência? 

1.1. Os problemas estão articulados com o programa/conteúdo proposto no componente  curricular?  

Se não estiver, será necessário voltar à pergunta 1. 

1.2. É possível resolver ou mitigar os problemas identificados no prazo de duração de projeto de  extensão.  

Se não for possível deve voltar à pergunta 1. 

1.3. A solução ou mitigação auxiliará a comunidade ou um grupo de pessoas da comunidade?  Se não auxiliar deve voltar à pergunta 1.  

  1. Quais serão as pessoas envolvidas na ação para buscar resolver ou mitigar os problemas  identificados?  
  2. Onde será realizada a ação? 
  3. Há limitação de pessoas ou restrição para acesso ao local indicado? 
  4. Quais serão as pessoas beneficiadas diretamente? 
  5. Necessitará de insumos/recursos financeiros para a realização da ação? 
  6. Será necessário agendamento?  
  7. Qual o período, dia da semana, horário que será realizada a ação? 

 

IDEAÇÃO: 

DEFINA OS ITENS DA IDEAÇÃO.

Público 

 

PROTOTIPAÇÃO: 

DEFINA OS ITENS DA PROTOTIPAÇÃO. 

 

IDEIAS E ANOTAÇÕES: 

 

  1. REALIZAÇÃO (DO) 

CRONOGRAMA: 

ATIVIDADES  PER. 1  PER. 2  PER. 3  PER.4

 

  1. VERIFICAÇÃO (CHECK) 

Planejamento: 

Imersão realizada? 

() SIM
() NÃO

 

Ideação realizada? 

() SIM
() NÃO

 

Prototipação realizada? 

() SIM
() NÃO

 

Planejamento está ok? 

() SIM
() NÃO

 

Realização: 

Cronograma realizado? 

() SIM
() NÃO

 

Cronograma atende a realização do projeto?

() SIM
() NÃO

 

Público 

Verificação: 

Cronograma atende a realização do projeto? 

() SIM
() NÃO

 

Projeto atende a proposta da instituição escolhida? 

() SIM
() NÃO

 

Houve necessidade de mudança de estratégia? 

() SIM
() NÃO

 

Em caso positivo, mencione as mudanças e novas estratégias? 

 

  1. AÇÃO (ACT) 

AÇÃO PROPOSTA: 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 

CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual.

 

Público

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