PROJETO DE EXTENSÃO I – CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Categoria:

Descrição

ALUNO: 

 

CURSO: 

CIÊNCIAS CONTÁBEIS – BACHARELADO

 

COMPONENTE CURRICULAR: 

PROJETO DE EXTENSÃO I – CIÊNCIAS CONTÁBEIS

 

PROGRAMA DE EXTENSÃO: 

PROGRAMA DE CONTEXTO À COMUNIDADE.

 

FINALIDADE E MOTIVAÇÃO: 

Os potenciais benefícios da realização de atividades extensionistas no curso de  Ciências Contábeis vinculadas pelo Programa de Contexto à Comunidade são estreitar  o relacionamento do saber universitário com a comunidade, por meio das  contribuições na resolução de problemas sociais presentes no contexto e, por outro  lado, possibilitar o desenvolvimento de competências profissionais e de cidadania e  soft skills específicas no corpo discente do curso. As ações poderão ser realizadas em  diversos locais, dependendo do problema identificado, sendo algumas possibilidades:  Associação de Bairro, Prefeitura, ONG, Igreja, Escola, Micro e Pequena Empresa.

 

COMPETÊNCIAS: 

I – Identificar e analisar processos contábeis com visão sistêmica e interdisciplinar; II – Interpretar e aplicar as normatizações, os pronunciamentos e as legislações  inerentes à contabilidade, gerando informações para o processo decisório; III – Elaborar pareceres e relatórios, valendo-se da quantificação de informações.

 

PERFIL DE EGRESSO: 

A IES busca que o egresso do curso de Ciências Contábeis seja um profissional que  tenha como pressupostos essenciais um perfil generalista, crítico, propositivo,  dinâmico, humanístico e reflexivo, capaz de atuar como profissional ético, produzindo  informações contábeis que subsidiem os usuários para a tomada de decisões, pronto  para exercer as funções contábeis com conhecimento e proficiência técnica e  científica, sendo que pelas atividades extensionistas vinculadas ao Programa de  Extensão Contexto à Comunidade, esse egresso poderá desenvolver habilidades e  capacidade para conduzir atividades referentes à compreensão da realidade social,  cultural e econômica do meio em que está inserido, direcionando suas ações para a  transformação da realidade e para o desenvolvimento social e da qualidade de vida.

 

SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS): 

Análise e resolução de problemas 

Flexibilidade e adaptação 

Aprendizado Ativo

 

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

Público 

A extensão universitária do curso de Ciências Contábeis, por meio do Programa de  Contexto à Comunidade, tem como principal objetivo a geração do novo saber  originário da aplicação do conhecimento adquirido no curso durante a busca da  contribuição à resolução de problemas contextuais à sociedade, e, ainda, ao  desenvolvimento social e da melhoria da qualidade de vida, dessa forma,  oportunizando que o corpo discente realize ações a partir de sua aprendizagem  multidisciplinar adquirida no curso.

 

CONTEÚDOS: 

I – Teoria da contabilidade; 

II – Contabilidade e custos; 

III – Legislação tributária; 

IV – Sociedade e direitos humanos.

 

INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: 

ALVES, Robinson. Teoria da contabilidade. Londrina: Editora e Distribuidora  Educacional S.A., 2017. 

CIZOTO, Sonelise Auxiliadora. Homem, cultura e sociedade. Londrina: Editora e  Distribuidora Educacional S.A., 2016. 

FÉLIX, Gláucia Vieira. Legislação tributária. Londrina: Editora e Distribuidora  Educacional S.A., 2018.  

MASCARO, Laura Degaspare Monte. Direitos humanos e cidadania. Londrina: Editora  e Distribuidora Educacional S.A., 2017. 

POLIZEL, Gisele Zanardi; VILLAVA; Wagner Luiz; SANTOS, Willian Ferreira dos.  Contabilidade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. PROENÇA, Fábio Rogério et al. Gestão de custo. Londrina: Editora e Distribuidora  Educacional S.A., 2014.

 

TEMPLATE PDCA

Aluno e Aluna, essa atividade é para sua organização e uso da metodologia PDCA. Por isso é  um documento orientativo e não precisa ser entregue. Veja as orientações apresentadas no  MANUAL DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS. 

  1. PLANEJAMENTO (PLAN) 

Antes de definir sua proposta, explore os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da  Organização das Nações Unidas (ONU) no link https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Se preferir, pode  baixar o documento pelo link https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt br.pdf

Compreenda a proposta da ONU e engaje-se nessa oportunidade de contribuir com as  metas de um organismo internacional tão importante ao mesmo tempo em que participa de  soluções de seu contexto! 

Analise os 17 objetivos e escolha quais metas podem ser aderentes à sua proposta e ao seu  projeto. Para isso, clique no ícone de cada objetivo e observe a listagem de metas disponível  em cada um. É necessário que você escolha pelo menos uma meta. Pode ser que você 

Público 

encontre metas aderentes à sua proposta em diferentes objetivos, mas não se restrinja.  Pode escolher dessa forma e mantenha o foco da essência de sua proposta. 

Feito isso, liste aqui suas escolhas. Essa informação também deverá ser declarada em seu  Relatório Final de Atividades Extensionistas. 

LISTAR METAS DOS ODS ADERENTES AO SEU PROJETO 

 

DEFINA A PROPOSTA. 

IMERSÃO: 

DEFINA OS ITENS DA IMERSÃO 

Segue sugestão de perguntas para utilizar na entrevista com o parceiro.  

SUGESTÃO DE SCRIPT DE ENTREVISTA 

  1. Quais os principais problemas, fragilidades ou dificuldades que a instituição/parceiro convive com  maior frequência? 

1.1. Os problemas estão articulados com o programa/conteúdo proposto no componente  curricular?  

Se não estiver, será necessário voltar à pergunta 1. 

1.2. É possível resolver ou mitigar os problemas identificados no prazo de duração de projeto de  extensão.  

Se não for possível deve voltar à pergunta 1. 

1.3. A solução ou mitigação auxiliará a comunidade ou um grupo de pessoas da comunidade?  Se não auxiliar deve voltar à pergunta 1.  

  1. Quais serão as pessoas envolvidas na ação para buscar resolver ou mitigar os problemas  identificados?  
  2. Onde será realizada a ação? 
  3. Há limitação de pessoas ou restrição para acesso ao local indicado? 
  4. Quais serão as pessoas beneficiadas diretamente? 
  5. Necessitará de insumos/recursos financeiros para a realização da ação? 
  6. Será necessário agendamento?  
  7. Qual o período, dia da semana, horário que será realizada a ação? 

 

IDEAÇÃO: 

DEFINA OS ITENS DA IDEAÇÃO. 

 

PROTOTIPAÇÃO:

Público 

DEFINA OS ITENS DA PROTOTIPAÇÃO. 

 

IDEIAS E ANOTAÇÕES: 

 

  1. REALIZAÇÃO (DO) 

CRONOGRAMA: 

ATIVIDADES  PER. 1  PER. 2  PER. 3  PER.4

 

  1. VERIFICAÇÃO (CHECK) 

Planejamento: 

Imersão realizada? 

() SIM
() NÃO

 

Ideação realizada? 

() SIM
() NÃO

 

Prototipação realizada? 

() SIM
() NÃO

 

Planejamento está ok? 

() SIM
() NÃO

 

Realização: 

Cronograma realizado? 

() SIM
() NÃO

 

Cronograma atende a realização do projeto? 

() SIM
() NÃO

 

Verificação: 

Cronograma atende a realização do projeto?

Público 

() SIM
() NÃO

 

Projeto atende a proposta da instituição escolhida? 

() SIM
() NÃO

 

Houve necessidade de mudança de estratégia? 

() SIM
() NÃO

 

Em caso positivo, mencione as mudanças e novas estratégias? 

 

  1. AÇÃO (ACT) 

AÇÃO PROPOSTA: 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 

CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual.

 

Público

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “PROJETO DE EXTENSÃO I – CIÊNCIAS CONTÁBEIS”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feedbacks

Em caso de dúvidas, escaneie o QR Code acima e entre em contato conosco que iremos te auxiliar!

Fazemos esse trabalho por um preço justo! | Entre em contato pelo WhatsApp (44) 99162-8928

Nossa equipe multidisciplinar é altamente capacitada para oferecer assessoria na elaboração das mais variadas atividades, garantindo autenticidade e originalidade em todos os trabalhos.