PROJETO DE EXTENSÃO I – DIREITO

Categoria:

Descrição

DADOS DO ALUNO

Aluno: [Nome completo] 

 

RA: [Número do RA do aluno] 

 

POLO / UNIDADE: 

 

CURSO: 

 

DIREITO – BACHARELADO

 

COMPONENTE CURRICULAR: 

PROJETO DE EXTENSÃO I – DIREITO

 

PROGRAMA DE EXTENSÃO: 

PROGRAMA DE AÇÃO E DIFUSÃO CULTURAL.

 

FINALIDADE E MOTIVAÇÃO: 

A finalidade do projeto de extensão no Programa de Ação e Difusão Cultural do  curso, está relacionado ao fomento à cultura locorregional, fomentando a difusão, a  transparência e a democratização das ações culturais, por meio de projetos que  possibilitem a transferência para a sociedade de conhecimentos multidisciplinares  desenvolvidos no curso e a possibilidade de potencializar a geração de  conhecimentos aplicados, permitindo ao egresso um maior envolvimento junto às  ações culturais e sociais no âmbito das diversas ciências como também da  tecnologia, articulados com os anseios da comunidade. Os conteúdos programáticos  sugeridos para correlacionar as ações são: 

Antropologia; História do Direito; Teoria geral do Direito; Direito constitucional. Os locais que poderão contemplar esse projeto são: Entidades pertencentes à  Administração Pública municipal, estadual ou federal; escolas; colégios;  Organizações não governamentais (ONG); Instituições privadas com ações sociais;  fundações; entidades do Judiciário como Procons e Tribunais; Entidades religiosas  como igrejas, ordens, templos, congregações, missões e casas de acolhimento ou  assistência; Asilos, entidades de saúde e assistência social; Organizações da  Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs); Organizações de moradores e  Cooperativas, entre outras.

 

COMPETÊNCIAS:

I – Identificar o fenômeno jurídico e seus efeitos; 

II – Desenvolver argumentação e raciocínio jurídicos adequados e coerentes; III – Inter-relacionar fundamentos filosóficos, sociológicos, axiológicos e teóricos do  Direito com sua implicação prática.

 

PERFIL DO EGRESSO: 

O perfil do egresso do curso de Direito, idealizado pela IES proporciona a formação do  profissional com sólida formação geral, humanística, capacidade de análise, domínio  de conceitos e da terminologia jurídica; capacidade de argumentação, interpretação  e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais; aliado a uma postura reflexiva e de  visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendizagem, autônoma e  dinâmica, indispensável ao exercício do Direito, à prestação da justiça e ao  desenvolvimento da cidadania.

 

SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS): 

Análise e resolução de problemas 

Comunicação Interpessoal 

Gestão do Tempo

 

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: 

O objetivo do programa de extensão em Difusão Cultural, está relacionado a  disseminação e articulação de conhecimentos adquiridos no curso para promover as  ações de difusão cultural no âmbito das ciências, relacionados diretamente ao Direito,  as ciências correlatas como antropologia e sociologia, com a articulação da tecnologia  junto à comunidade.

 

CONTEÚDOS: 

I – Antropologia;  

II – História do Direito e Teoria geral do Direito;  

III – Direito constitucional.

 

INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: 

SOARES, Ricardo Maurício Freire. Sociologia e Antropologia do Direito. 2. ed. São  Paulo: Saraiva, 2021. 

BITTAR, E. C. B. Introdução ao Estudo do Direito. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2022. BARROSO, Luís Roberto. Curso de direito constitucional contemporâneo: os conceitos  fundamentais e a construção do novo modelo. 10. ed . São Paulo: Saraiva, 2022.

 

RELATÓRIO FINAL

Aluno e Aluna, após realizar suas atividades de extensão, é necessário que você o formalize,  enviando esse Relatório Final para ser avaliado junto ao seu Ambiente Virtual (AVA) e  também para você poder comprovar sua atuação. 

Para o preenchimento, busque as anotações junto ao TEMPLATE PCDA para auxiliar na  apresentação das atividades desenvolvidas. 

Todos os campos são de preenchimento obrigatório! 

DESCRIÇÃO DA AÇÃO COM RESULTADOS ALCANÇADOS 

Metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aderentes a este projeto:

CAMPO OBRIGATÓRIO – busque no seu Template PDCA quais Metas você selecionou como  aderentes ao seu projeto, conforme cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS)  da Organização das Nações Unidas (ONU) que você explorou no seu planejamento.  

Liste as Metas selecionadas (pelo menos uma opção): 

 

Local de realização da atividade extensionista: 

 

Durante a ação: 

 

Caso necessário, houve mudança de estratégia para alcançar o resultado: 

 

Resultado da ação: 

 

Conclusão: 

 

Depoimentos (se houver): 

 

RELATE SUA PERCEPÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS REALIZADAS NO  PROGRAMA DESENVOLVIDO

CAMPO OBRIGATÓRIO – relate em no mínimo 15 (quinze) linhas sua experiência com as  ações extensionistas. O texto deve ser de sua autoria e inédito, evite plágio.  Questões norteadoras: 

(1) Você notou que suas habilidades profissionais foram aprimoradas, com a  atuação nas ações extensionistas? 

(2) Você identificou melhoria/resolução do problema identificado? (3) Você conseguiu articular os conhecimentos adquiridos no curso com as ações  extensionistas? 

Ao escrever seu texto evite deixá-lo em forma de respostas as questões norteadoras,  relate sua experiência em forma de texto dissertativo com justificativas. 

 

DEPOIMENTO DA INSTITUIÇÃO PARTICIPANTE 

CAMPO OBRIGATÓRIO – insira depoimento(s) do(s) gestor(es) da  

instituição/órgão/associação participante que contribuam como um feedback da ação  realizada por você. 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 

CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual; Utilize como referências bibliográficas as indicações do Campo: Indicações Bibliográficas e  as demais referências utilizadas no desenvolvimento do seu projeto. 

 

AUTOAVALIAÇÃO DA ATIVIDADE

Realize a sua avaliação em relação à atividade desenvolvida considerando uma escala de 0 a  10 para cada pergunta, assinalando com um X: 

  1. A atividade permitiu o desenvolvimento do projeto de extensão articulando as  competências e conteúdos propostos junto ao Curso? 

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  1. A atividade possui carga horária suficiente para a sua realização? 

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  1. A atividade é relevante para a sua formação e articulação de competências e conteúdos? 

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  1. A atividade contribui para o cumprimento dos objetivos definidos pela Instituição de  Ensino (IES) e Curso, observando o Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto  Pedagógico de Curso vigentes? 

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  1. A atividade contribui para a melhoria da sociedade por meio dos resultados  demonstrados no relatório ou pelos relatos apresentados pelos envolvidos? 

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  1. A atividade permite o desenvolvimento de ações junto à Iniciação Científica e ao Ensino? 

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  1. Caso queira contribuir com maior detalhamento, traga seu depoimento/ sugestão.

 

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