PROJETO DE EXTENSÃO I – EDUCAÇÃO FÍSICA – LICENCIATURA

Categoria:

Descrição

ALUNO: 

 

CURSO: 

EDUCAÇÃO FÍSICA – LICENCIATURA

 

COMPONENTE CURRICULAR: 

PROJETO DE EXTENSÃO I – EDUCAÇÃO FÍSICA – LICENCIATURA

 

PROGRAMA DE EXTENSÃO: 

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE.

 

FINALIDADE E MOTIVAÇÃO: 

O programa extensionista voltado as ações de Sustentabilidade do curso de Educação  Física – Licenciatura possui a finalidade de apoiar a comunidade por meio da  disseminação do conhecimento adquirido no curso, priorizando o cuidado e  compreensão do meio ambiente. Tais ações poderão reduzir impactos  socioambientais negativos e criar uma cultura regenerativa para gerar impactos  positivos que irão refletir no meio ambiente, que são importantes para possibilitar  uma continuidade do uso de recursos naturais de forma sustentável. Ao identificar as  problemáticas ambientais da comunidade os alunos terão a motivação para efetuar  as ações de apoio relacionadas ao curso, pelas quais poderão ser desenvolvidas  competências técnicas e soft skills específicas. Os conteúdos programáticos sugeridos  para correlacionar as ações são: Qualidade de vida, atividade física e saúde,  psicomotricidade, cultura corporal do movimento 

Os locais que poderão contemplar esse projeto são: Parcerias com a Prefeitura e  atuação em Unidades Básicas de Saúde; Associações de Bairros; Clínicas de Saúde  Públicas e Privadas; Hospitais; Centros de Saúde; Spas; Salões de Beleza; Centros  Estéticos; Casas de Repouso; Instituições de Longa Permanência para Idosos; Creches;  Templos Religiosos; Escolas; ONGs.

 

COMPETÊNCIAS: 

I – Transferir os conhecimentos adquiridos no curso por meio de ações de  Sustentabilidade articuladas com os anseios da comunidade; 

II – Promover ações de Sustentabilidade para comunidade articulados com a geração  de novos saberes, relevantes a formação do egresso; 

III – Ampliar o impacto das ações de Sustentabilidade com a finalidade de promover  uma maior conscientização referente ao uso de recursos ambienteis finitos,  desenvolvendo a consciência sustentável na sociedade.

 

PERFIL DE EGRESSO:

O perfil do egresso do curso de Educação Física – Licenciatura idealizado pela IES  proporciona a formação do educador físico crítico e apto para agir eticamente,  atuando com público infantil, jovem e/ou adulto, com ações práticas voltadas para o  desenvolvimento motor, cultura corporal, e também promovendo o desenvolvimento  de práticas que possibilitam ao aluno vivenciar, entender, produzir, reproduzir, 

 

Público 

transformar e desfrutar do movimento, isto nas suas mais diversas manifestações,  levando-o à autonomia e à melhoria da qualidade de vida.

 

SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS): 

Tomada de Decisão 

Planejamento e organização 

Flexibilidade e adaptação

 

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: 

O objetivo da extensão universitária em Programa de Sustentabilidade do curso de  Educação Física – Licenciatura, está relacionado a transferir para a sociedade os  conhecimentos desenvolvidos no curso mediante projetos e ações de apoio na  resolução de diversas problemáticas, e com isso a possibilidade de potencializar a  geração de conhecimentos aplicados, utilizados na resolução dos problemas  relacionados ao meio ambiente com interação aos conteúdos específicos de  radiologia estudados no curso, trazendo mais elementos para o desenvolvimento das  habilitados do egresso.

 

CONTEÚDOS: 

I – Conhecimentos Biológicos; 

II – Conhecimentos em Ciências Humanas; 

III – Conhecimentos específicos do curso estudados até o momento da elaboração do  projeto de extensão.

 

INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: 

VIEIRA, Alexandre Arante Ubila. Atividade Física Qualidade de Vida e Promoção da  Saúde. São Paulo: Atheneu, 2014. 

MAFFEI, Willers Soares. Introdução a formação em educação física. Curitiba:  Intersaberes, 2017. 

DINIZ, Denise Pará. Guia de qualidade de vida: saúde e trabalho. 2. ed. Barueri, SP :  Manole, 2013.

 

TEMPLATE PDCA

Aluno e Aluna, essa atividade é para sua organização e uso da metodologia PDCA. Por isso é  um documento orientativo e não precisa ser entregue. Veja as orientações apresentadas no  MANUAL DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS. 

  1. PLANEJAMENTO (PLAN) 

Antes de definir sua proposta, explore os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da  Organização das Nações Unidas (ONU) no link https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Se preferir, pode  baixar o documento pelo link https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt br.pdf.

Público 

Compreenda a proposta da ONU e engaje-se nessa oportunidade de contribuir com as  metas de um organismo internacional tão importante ao mesmo tempo em que participa de  soluções de seu contexto! 

Analise os 17 objetivos e escolha quais metas podem ser aderentes à sua proposta e ao seu  projeto. Para isso, clique no ícone de cada objetivo e observe a listagem de metas disponível  em cada um. É necessário que você escolha pelo menos uma meta. Pode ser que você  encontre metas aderentes à sua proposta em diferentes objetivos, mas não se restrinja.  Pode escolher dessa forma e mantenha o foco da essência de sua proposta. 

Feito isso, liste aqui suas escolhas. Essa informação também deverá ser declarada em seu  Relatório Final de Atividades Extensionistas. 

LISTAR METAS DOS ODS ADERENTES AO SEU PROJETO 

 

DEFINA A PROPOSTA. 

IMERSÃO: 

DEFINA OS ITENS DA IMERSÃO 

Segue sugestão de perguntas para utilizar na entrevista com o parceiro.  

SUGESTÃO DE SCRIPT DE ENTREVISTA 

  1. Quais os principais problemas, fragilidades ou dificuldades que a instituição/parceiro convive com  maior frequência? 

1.1. Os problemas estão articulados com o programa/conteúdo proposto no componente  curricular?  

Se não estiver, será necessário voltar à pergunta 1. 

1.2. É possível resolver ou mitigar os problemas identificados no prazo de duração de projeto de  extensão.  

Se não for possível deve voltar à pergunta 1. 

1.3. A solução ou mitigação auxiliará a comunidade ou um grupo de pessoas da comunidade?  Se não auxiliar deve voltar à pergunta 1.  

  1. Quais serão as pessoas envolvidas na ação para buscar resolver ou mitigar os problemas  identificados?  
  2. Onde será realizada a ação? 
  3. Há limitação de pessoas ou restrição para acesso ao local indicado? 
  4. Quais serão as pessoas beneficiadas diretamente? 
  5. Necessitará de insumos/recursos financeiros para a realização da ação? 
  6. Será necessário agendamento? 
  7. Qual o período, dia da semana, horário que será realizada a ação?

 

Público 

IDEAÇÃO: 

DEFINA OS ITENS DA IDEAÇÃO. 

 

PROTOTIPAÇÃO: 

DEFINA OS ITENS DA PROTOTIPAÇÃO. 

 

IDEIAS E ANOTAÇÕES: 

 

  1. REALIZAÇÃO (DO) 

CRONOGRAMA: 

ATIVIDADES  PER. 1  PER. 2  PER. 3  PER.4

 

  1. VERIFICAÇÃO (CHECK) 

Planejamento: 

Imersão realizada? 

() SIM
() NÃO

 

Ideação realizada? 

() SIM
() NÃO

 

Prototipação realizada? 

() SIM
() NÃO

 

Planejamento está ok? 

() SIM
() NÃO

 

Realização: 

Cronograma realizado? 

() SIM
() NÃO

 

Cronograma atende a realização do projeto?

Público 

() SIM
() NÃO

 

Verificação: 

Cronograma atende a realização do projeto? 

() SIM
() NÃO

 

Projeto atende a proposta da instituição escolhida? 

() SIM
() NÃO

 

Houve necessidade de mudança de estratégia? 

() SIM
() NÃO

 

Em caso positivo, mencione as mudanças e novas estratégias? 

 

  1. AÇÃO (ACT) 

AÇÃO PROPOSTA: 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 

CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual.

 

Público

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