Descrição
ALUNO:
CURSO:
CST EM GERONTOLOGIA |
COMPONENTE CURRICULAR:
PROJETO DE EXTENSÃO I – GERONTOLOGIA |
PROGRAMA DE EXTENSÃO:
PROGRAMA DE CONTEXTO À COMUNIDADE. |
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO:
A finalidade da extensão no Programa de Contexto à Comunidade está no importante papel social, através deste projeto ocorrerá uma maior integração entre a faculdade e a população, trazendo apoio a comunidade e difusão do ensino. Ao identificar as necessidades da comunidade os alunos terão a motivação para efetuar as ações de apoio relacionadas ao curso de CST em Gerontologia, pelas quais poderão ser desenvolvidas competências técnicas e soft skills específicas. Os conteúdos programáticos sugeridos para correlacionar as ações são: Segurança do paciente, direitos humanos, de inclusão e do isso, qualidade de vida na velhice, aspectos biopsicossociais do envelhecimento.
Os locais que poderão contemplar esse projeto são: Parcerias com a Prefeitura e atuação em Unidades Básicas de Saúde; Associações de Bairros; Clínicas de Saúde Públicas e Privadas; Hospitais; Centros de Saúde; Casas de Repouso; Instituições de Longa Permanência para Idosos; Creches; Templos Religiosos; Escolas; ONGs. |
COMPETÊNCIAS:
I – Reconhecer demandas sociais e elaborar intervenções aliadas as políticas do idoso; II – Elaborar e aplicar, com outros profissionais, programas de saúde preventiva e reabilitadora ao idoso;
III – Avaliar e elaborar propostas para a promoção do envelhecimento ativo e ambiente amigo do idoso. |
PERFIL DE EGRESSO:
O perfil do egresso do Curso Superior de Tecnologia em Gerontologia idealizado pela IES proporciona a formação do Tecnólogo em Gerontologia, generalista, crítico, reflexivo, propositivo, humanístico e dinâmico, apto a agir eticamente, capaz de planejar, organizar, coordenar e controlar os processos de trabalho em organizações da área da Gerontologia, capaz de atuar em qualquer Estado da Federação, dessa maneira, o Programa de Contexto à Comunidade permitirá o desenvolvimento de habilidades que auxiliarão na elaboração de políticas públicas voltadas ao idoso e que possam ser aplicados de maneira integralizada e competente, priorizando o bem estar e a saúde da população atendida, respeitando os princípios doutrinadores do SUS. |
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):
1
Público
Análise e resolução de problemas
Flexibilidade e adaptação Tomada de Decisão |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
O objetivo de aprendizagem da extensão do curso de CST em Gerontologia vinculado ao Programa de Contexto à Comunidade está relacionado ao fato de disseminar o saber e a cultura ensinados na faculdade e a formação de novos saberes a partir das problemáticas identificadas na comunidade, que, aliados fortificam as habilidades desenvolvidas no decorrer do curso, preparando o egresso para uma atuação global, focado no mercado de trabalho e atuante junto à comunidade. |
CONTEÚDOS:
I – Processo fisiológico do envelhecimento;
II – Envelhecimento patológico; III – Funcionamento do Sistema Único de Saúde; IV – Políticas públicas de atenção ao idoso. |
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:
RAMOS, Paulo Roberto Barbosa. Curso de direito do idoso. São Paulo: Saraiva, 2014. PERRACINI, Monica Rodrigues. Funcionalidade e envelhecimento. 2.ed. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2019.
JACOB FILHO, Wilson. Envelhecimento: uma visão interdisciplinar. São Paulo: Atheneu, 2015. |
TEMPLATE PDCA:
Aluno e Aluna, essa atividade é para sua organização e uso da metodologia PDCA. Por isso é um documento orientativo e não precisa ser entregue. Veja as orientações apresentadas no MANUAL DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS.
- PLANEJAMENTO (PLAN)
Antes de definir sua proposta, explore os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) no link https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Se preferir, pode baixar o documento pelo link https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt br.pdf.
Compreenda a proposta da ONU e engaje-se nessa oportunidade de contribuir com as metas de um organismo internacional tão importante ao mesmo tempo em que participa de soluções de seu contexto!
Analise os 17 objetivos e escolha quais metas podem ser aderentes à sua proposta e ao seu projeto. Para isso, clique no ícone de cada objetivo e observe a listagem de metas disponível em cada um. É necessário que você escolha pelo menos uma meta. Pode ser que você encontre metas aderentes à sua proposta em diferentes objetivos, mas não se restrinja. Pode escolher dessa forma e mantenha o foco da essência de sua proposta.
2
Público
Feito isso, liste aqui suas escolhas. Essa informação também deverá ser declarada em seu Relatório Final de Atividades Extensionistas.
LISTAR METAS DOS ODS ADERENTES AO SEU PROJETO
DEFINA A PROPOSTA.
IMERSÃO:
DEFINA OS ITENS DA IMERSÃO
Segue sugestão de perguntas para utilizar na entrevista com o parceiro.
SUGESTÃO DE SCRIPT DE ENTREVISTA
- Quais os principais problemas, fragilidades ou dificuldades que a instituição/parceiro convive com maior frequência?
1.1. Os problemas estão articulados com o programa/conteúdo proposto no componente curricular?
Se não estiver, será necessário voltar à pergunta 1.
1.2. É possível resolver ou mitigar os problemas identificados no prazo de duração de projeto de extensão.
Se não for possível deve voltar à pergunta 1.
1.3. A solução ou mitigação auxiliará a comunidade ou um grupo de pessoas da comunidade? Se não auxiliar deve voltar à pergunta 1.
- Quais serão as pessoas envolvidas na ação para buscar resolver ou mitigar os problemas identificados?
- Onde será realizada a ação?
- Há limitação de pessoas ou restrição para acesso ao local indicado?
- Quais serão as pessoas beneficiadas diretamente?
- Necessitará de insumos/recursos financeiros para a realização da ação?
- Será necessário agendamento?
- Qual o período, dia da semana, horário que será realizada a ação?
IDEAÇÃO:
DEFINA OS ITENS DA IDEAÇÃO.
PROTOTIPAÇÃO:
DEFINA OS ITENS DA PROTOTIPAÇÃO.
3
Público
IDEIAS E ANOTAÇÕES:
- REALIZAÇÃO (DO)
CRONOGRAMA:
ATIVIDADES | PER. 1 | PER. 2 | PER. 3 | PER.4 |
- VERIFICAÇÃO (CHECK)
Planejamento:
Imersão realizada?
() SIM |
() NÃO |
Ideação realizada?
() SIM |
() NÃO |
Prototipação realizada?
() SIM |
() NÃO |
Planejamento está ok?
() SIM |
() NÃO |
Realização:
Cronograma realizado?
() SIM |
() NÃO |
Cronograma atende a realização do projeto?
() SIM |
() NÃO |
Verificação:
Cronograma atende a realização do projeto?
() SIM |
() NÃO |
4
Público
Projeto atende a proposta da instituição escolhida?
() SIM |
() NÃO |
Houve necessidade de mudança de estratégia?
() SIM |
() NÃO |
Em caso positivo, mencione as mudanças e novas estratégias?
- AÇÃO (ACT)
AÇÃO PROPOSTA:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual.
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Público
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