PROJETO DE EXTENSÃO I – SERVIÇO SOCIAL

Categoria:

Descrição

CURSO:

SERVIÇO SOCIAL – BACHARELADO

COMPONENTE CURRICULAR:

PROJETO DE EXTENSÃO I – SERVIÇO SOCIAL

PROGRAMA DE EXTENSÃO:

PROGRAMA DE AÇÃO E DIFUSÃO CULTURAL.

FINALIDADE E MOTIVAÇÃO:

A finalidade do projeto de extensão no Programa de Ação e Difusão Cultural do curso,

está relacionado ao fomento à cultura locorregional, fomentando a difusão, a

transparência e a democratização das ações culturais, por meio de projetos que

possibilitem a transferência para a sociedade de conhecimentos multidisciplinares

desenvolvidos no curso e a possibilidade de potencializar a geração de conhecimentos

aplicados, permitindo ao egresso um maior envolvimento junto às ações culturais e

sociais no âmbito das diversas ciências como também da tecnologia, articulados com

os anseios da comunidade. Os conteúdos programáticos sugeridos para correlacionar

as ações são:

Matrizes clássicas do pensamento social, econômico, filosófico e político; Análise do

sistema capitalista segundo as perspectivas liberal, marxista, socialdemocrata e

neoliberal e Herança colonial, escravista e patriarcal na formação social, política,

cultural e econômica do Brasil.

Os locais que poderão contemplar esse projeto são: Entidades pertencentes à

Administração Pública municipal, estadual ou federal; escolas; colégios; Organizações

não governamentais (ONG); Instituições privadas com ações sociais; fundações;

entidades do Judiciário como Procons e Tribunais; Entidades religiosas como igrejas,

ordens, templos, congregações, missões e casas de acolhimento ou assistência; Asilos,

entidades de saúde e assistência social; Organizações da Sociedade Civil de Interesse

Público (OSCIPs); Organizações de moradores e Cooperativas, entre outras.

COMPETÊNCIAS:

I – Identificar demandas oriundas da questão social, com base nas particularidades da

formação sócio-histórica da sociedade brasileira, para formular respostas

profissionais;

II – Estimular a participação de usuários(as) nos espaços de controle social e nos

espaços de decisões institucionais para o fortalecimento de processos de

democratização;

III – Democratizar e socializar informações à população que acessa as políticas públicas

e sociais.

PERFIL DE EGRESSO:

O perfil do egresso do curso de Serviço Social, idealizado pela IES proporciona a

formação do profissional que atua nas expressões da questão social, formulando e

implementando propostas de intervenção para seu enfrentamento; formulando e

implementando propostas de intervenção para seu enfrentamento; com capacidade

de promover o exercício pleno da cidadania e a inserção criativa e propositiva dos

usuários do Serviço Social no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho.

SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):

Análise e resolução de problemas

Comunicação Interpessoal

Gestão do Tempo

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

O objetivo do programa de extensão em Difusão Cultural, está relacionado a

disseminação e articulação de conhecimentos adquiridos no curso para promover as

ações de difusão cultural no âmbito das ciências, relacionados diretamente às

Relações Internacionais, ás ciências correlatas como ciências políticas e história, com

a articulação da tecnologia junto à comunidade.

CONTEÚDOS:

I – Matrizes clássicas do pensamento social, econômico, filosófico e político;

II – Análise do sistema capitalista segundo as perspectivas liberal, marxista,

socialdemocrata e neoliberal;

III – Herança colonial, escravista e patriarcal na formação social

INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:

MARCUSSO, Marcus Fernandes; VIEIRA, Lívia Carolina. Formação social, econômica e

política do Brasil. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017.

CIZOTO, Sonelise Auxiliadora; CARTONI, Daniela Maria. Ética, política e sociedade.

Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017.

CARDOSO, Fernando Henrique. A arte da política: a história que vivi. 7. ed. Rio de

Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

 

TEMPLATE PDCA:

 

Aluno e Aluna, essa atividade é para sua organização e uso da metodologia PDCA. Por isso é

um documento orientativo e não precisa ser entregue. Veja as orientações apresentadas no

MANUAL DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS.

  1. PLANEJAMENTO (PLAN)

Antes de definir sua proposta, explore os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) no link https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Se preferir, pode

 

baixar o documento pelo link https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt-

br.pdf.

Compreenda a proposta da ONU e engaje-se nessa oportunidade de contribuir com as

metas de um organismo internacional tão importante ao mesmo tempo em que participa de

soluções de seu contexto!

Analise os 17 objetivos e escolha quais metas podem ser aderentes à sua proposta e ao seu

projeto. Para isso, clique no ícone de cada objetivo e observe a listagem de metas disponível

em cada um. É necessário que você escolha pelo menos uma meta. Pode ser que você

encontre metas aderentes à sua proposta em diferentes objetivos, mas não se restrinja.

Pode escolher dessa forma e mantenha o foco da essência de sua proposta.

Feito isso, liste aqui suas escolhas. Essa informação também deverá ser declarada em seu

Relatório Final de Atividades Extensionistas.

LISTAR METAS DOS ODS ADERENTES AO SEU PROJETO

 

DEFINA A PROPOSTA.

IMERSÃO:

DEFINA OS ITENS DA IMERSÃO

Segue sugestão de perguntas para utilizar na entrevista com o parceiro.

SUGESTÃO DE SCRIPT DE ENTREVISTA

  1. Quais os principais problemas, fragilidades ou dificuldades que a instituição/parceiro convive com

maior frequência?

1.1. Os problemas estão articulados com o programa/conteúdo proposto no componente

curricular?

Se não estiver, será necessário voltar à pergunta 1.

1.2. É possível resolver ou mitigar os problemas identificados no prazo de duração de projeto de

extensão.

Se não for possível deve voltar à pergunta 1.

1.3. A solução ou mitigação auxiliará a comunidade ou um grupo de pessoas da comunidade?

Se não auxiliar deve voltar à pergunta 1.

  1. Quais serão as pessoas envolvidas na ação para buscar resolver ou mitigar os problemas

identificados?

  1. Onde será realizada a ação?
  2. Há limitação de pessoas ou restrição para acesso ao local indicado?
  3. Quais serão as pessoas beneficiadas diretamente?
  4. Necessitará de insumos/recursos financeiros para a realização da ação?
  5. Será necessário agendamento?
  6. Qual o período, dia da semana, horário que será realizada a ação?

 

IDEAÇÃO:

DEFINA OS ITENS DA IDEAÇÃO.

 

PROTOTIPAÇÃO:

DEFINA OS ITENS DA PROTOTIPAÇÃO.

 

IDEIAS E ANOTAÇÕES:

 

  1. REALIZAÇÃO (DO)

CRONOGRAMA:

ATIVIDADES PER. 1 PER. 2 PER. 3 PER.4

 

  1. VERIFICAÇÃO (CHECK)

Planejamento:

Imersão realizada?

() SIM

() NÃO

Ideação realizada?

() SIM

() NÃO

Prototipação realizada?

() SIM

() NÃO

Planejamento está ok?

() SIM

() NÃO

Realização:

Cronograma realizado?

() SIM

() NÃO

Cronograma atende a realização do projeto?

() SIM

() NÃO

Verificação:

Cronograma atende a realização do projeto?

() SIM

() NÃO

Projeto atende a proposta da instituição escolhida?

() SIM

() NÃO

Houve necessidade de mudança de estratégia?

() SIM

() NÃO

Em caso positivo, mencione as mudanças e novas estratégias?

 

  1. AÇÃO (ACT)

AÇÃO PROPOSTA:

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “PROJETO DE EXTENSÃO I – SERVIÇO SOCIAL”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feedbacks

Em caso de dúvidas, escaneie o QR Code acima e entre em contato conosco que iremos te auxiliar!

Fazemos esse trabalho por um preço justo! | Entre em contato pelo WhatsApp (44) 99162-8928

Nossa equipe multidisciplinar é altamente capacitada para oferecer assessoria na elaboração das mais variadas atividades. Então, dessa forma, garantimos autenticidade e originalidade em todos os trabalhos.