Projeto Integrador Transdisciplinar em Empreendedorismo I

Categoria:

Descrição

Olá, estudante!

Vamos iniciar a disciplina abordando os conceitos necessários para que você possa realizar a
atividade através das situações-problema mais à frente.

Conversa Inicial
Empreendedorismo consiste na capacidade de se identificar novas oportunidades de negócios,
independentemente dos recursos que se apresentam e que se mostrem capazes de gerar novas
soluções para velhos problemas.
1 / 8
Material Teórico

 Atenção, estudante! Aqui, reforçamos o acesso ao conteúdo
online para que você assista à videoaula. Será muito importante
para o entendimento do conteúdo.

Harvard Business School
Seja muito bem-vindo(a) à nossa disciplina, na qual teremos contato com uma série de temas,
conceitos e metodologias da mais elevada pertinência e atualidade. Hoje em dia, segundo a leitura
de autores como Dornellas (2016) e devido à evolução dos modelos gerenciais, o mais provável é
que quando ouvimos a expressão Empreendedorismo já vislumbremos tal prática como sendo uma
característica inerente a indivíduos capazes de transformar uma boa ideia em um negócio de
sucesso.

Assim, o ato de empreender mais do que uma mera arte (ou quiçá, um dom) pressupõe a aquisição, e
a subsequente infusão, de um conjunto amplo de técnicas, de processos e de saberes que somente
são assimilados por meio de esforço e dedicação contínua (FERNANDES; BERTON, 2012), ação que
precisa se manter constante por um longo período. Assim sendo, desde este início da nossa
exposição, devemos estar plenamente cientes de que ninguém nasce empreendedor, de tal forma
que: o empreendedorismo, como saber e prática, é algo que é moldado e continuamente
aperfeiçoado ao longo da vida.

Tal leitura em torno do Empreendedorismo (como conjunto de práticas e saberes que estão em
constante processo de evolução e aperfeiçoamento) começou a tomar forma na passagem do
século XIX para o século XX, nos Estados Unidos, por conta do seu intenso processo de
modernização e industrialização. Foi nesse contexto que a Harvard Business School (HBS), fundada em
1908, e tida como um dos maiores centros globais voltados ao estudo do Empreendedorismo, foi
uma das primeiras Instituições de Ensino (e Centro de Pesquisa) a promover a ideia de que os
empreendedores – como futuros gestores, deveriam ser treinados, ao longo da vida, para pensar
estrategicamente e não apenas para atuar como gerentes funcionais.

O mais aceitável, segundo os membros da Harvard Business School, seria a de que um indivíduo
somente estaria apto a empreender caso se mostrasse capaz tanto de pensar estrategicamente
quanto de atuar em termos operacionais, até mesmo porque, como muito bem exemplifica o CEO do
Starbucks, Howard Schultz: “Todo mundo começa forte. O sucesso vem para aqueles que têm um
compromisso inabalável de continuar assim até o fim” (DORNELAS, 2016, p. 32), ou seja, além da
existência de uma boa ideia, de um conjunto de técnicas e das demais balizas metodológicas, o
Empreendedorismo (como desdobramento de uma gestão estratégica) demanda foco,
perseverança e assertividade.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Projeto Integrador Transdisciplinar em Empreendedorismo I”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feedbacks

Em caso de dúvidas, escaneie o QR Code acima e entre em contato conosco que iremos te auxiliar!

Fazemos esse trabalho por um preço justo! | Entre em contato pelo WhatsApp (44) 99162-8928

Nossa equipe multidisciplinar é altamente capacitada para oferecer assessoria na elaboração das mais variadas atividades, garantindo autenticidade e originalidade em todos os trabalhos.