Descrição
NOME COMPLETO DO ACADÊMICO (negrito)
RA (negrito)
TÍTULO DO SEU TRABALHO: SUBTÍTULO SE TIVER (negrito)
CIDADE DO SEU POLO(negrito)
2025 (negrito)
NOME COMPLETO DO ACADÊMICO (sem negrito)
RA (sem negrito)
TÍTULO DO SEU TRABALHO: SUBTÍTULO SE TIVER (negrito)
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Engenharia (inserir engenharia) do Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR).
Orientador: Prof. Me./Dr. Nome completo do professor mediador (conferir no edital de orientadores que está na página da disciplina).
CIDADE DO SEU POLO (sem negrito)
2025 (sem negrito)
RESUMO (negrito)
O resumo é a apresentação concisa de todos os pontos relevantes do texto, visando fornecer elementos capazes de permitir ao leitor decidir sobre a necessidade de consultar ao texto integral. Inicie o resumo informando os seguintes aspectos: O presente texto tem como objetivo … Esse estudo justifica-se por … O Resumo deve contextualizar o seu trabalho, descrever a metodologia e os principais Resultados e Conclusões que foram obtidos sua pesquisa. Tudo isso com coesão textual em um único parágrafo, com começo, meio e fim, de forma breve e autoexplicativa. Deve ser composto de uma sequência corrente de frases concisas e não de uma enumeração de tópicos. Deve-se evitar o uso de frases negativas, siglas, símbolos, equações e diagramas. Além disso, não deve conter citações diretas e indiretas. É importante finalizar com uma breve conclusão sobre o trabalho. Deve-se usar a terceira pessoa do singular e do verbo na voz ativa (aborda, espera, verifica). O resumo deve ser digitado em UM PARÁGRAFO ÚNICO (sem ENTER), digitado com espaços interlineares simples (1,0cm) e conter, no máximo, 250 palavras.
Palavras-chave: expressam os principais termos do artigo e não devem ser palavras que constem no título. Separe as palavras por ponto, use iniciais em Maiúsculo. {Mínimo 3 e no máximo 5 palavras – sem caixa alta}. {Mínimo 3 e no máximo 5 palavras – sem caixa alta}. Por exemplo: Graduação. Artigo. Tópicos de pesquisa.
1 INTRODUÇÃO {título: item 1, alinhamento à esquerda, MAIÚSCULO/caixa alta e negrito} – {Um espaço de 1,5 cm para separar o título do texto – um ENTER}
{1,25cm}Na introdução é preciso que o tema seja apresentado de maneira clara, precisa e sintética. Deve-se evitar introdução que se refira vagamente ao título do artigo ou uma introdução abrupta, que leve o leitor a entrar confusamente no assunto. Nada de introdução histórica que remeta a questão a seus antecedentes remotos; nem introdução exemplificadora em que se formulam exemplos ilustrativos acerca do tema.
No item introdução evita-se inserir imagens, tabelas e quadros. Também, não deve ser utilizada citação direta na introdução, apenas citações indiretas. Ao se utilizar citações indiretas, é necessário escrever o texto com suas palavras para não caracterizar plágio. No próximo item, Referencial Teórico, serão demonstrados exemplos de citações.
Fundamentalmente, a introdução deve conter cinco ideias básicas que respondam às seguintes perguntas: O que fazer? Ou seja, o que será tematizado. Por que fazer? Ou seja, por que foi escolhido esse tema. Quais as contribuições esperadas? Como fazer? Ou seja, qual será a trajetória desenvolvida para a construção do trabalho empreendido e, a descrição da metodologia utilizada.
Assim, de maneira geral, a introdução deve informar, em aproximadamente cinco parágrafos, os antecedentes do tema ou problema; tendências; natureza e importância do tema; justificativa da escolha do tema; relevância; possíveis contribuições esperadas; objetivos do estudo e o que será apresentado no artigo.
Parágrafos com 2 a 4 linhas devem ser evitados, por isso orienta-se a junção com outros ou desenvolver melhor o texto. Recomenda-se que cada parágrafo tenha entre 5 e 8 linhas. É necessário se atentar à coesão textual dentro de cada parágrafo em todo o trabalho, mantendo os parágrafos sempre com começo, meio e fim. Em outras palavras, o texto deve ter uma sequência lógica. Além disso, é importante ressaltar que todo o trabalho deve ser impessoal, escrito na terceira pessoa. Não se utilizam verbos conjugados na primeira pessoa (eu, nós) em um texto científico.
Nota-se que nesse artigo NÃO há uma seção de OBJETIVO GERAL, OBJETIVOS ESPECÍFICOS, ou JUSTIFICATIVAS mas espera-se que todos esses itens sejam apresentados como parágrafos no texto da introdução. No último parágrafo da Introdução, deve-se apresentar o objetivo da pesquisa, de maneira clara e direta, a fim de esclarecer o que é pretendido com a pesquisa e indicar as metas que almeja alcançar ao final do trabalho.
{Um espaço de 1,5 cm para separar o último parágrafo do próximo título da seção a seguir}.
2 REFERENCIAL TEÓRICO {título: item 2, alinhamento à esquerda, MAIÚSCULO/caixa alta e negrito} {Um espaço de 1,5cm para separar o título do texto}
Este item é, de forma geral, a revisão das pesquisas e das discussões de outros trabalhos sobre o tema que será abordado no TCC, ou seja: é a contribuição das teorias de outros autores para a sua pesquisa. O referencial teórico consiste na revisão de textos, artigos, livros, periódicos, e todo o material pertinente à revisão da literatura que será utilizada na redação de um trabalho: é o momento de ler, selecionar, interpretar e discutir o material da pesquisa.
Para Traldi e Dias (1998) o desenvolvimento de um texto científico deve conter a fundamentação teórica e os pressupostos conceituais que darão sustentação às argumentações do estudo. Assim sendo, deve fazer uma ligação entre a bibliografia pesquisada e a situação problema que está sendo estudada (citar autores que contribuirão nos argumentos). Dessa maneira, sendo sua pesquisa prática ou teórica, a mesma deve ter referencial teórico sólido, fundamentando a mesma.
Para apresentar a fundamentação do tema embasada por outras obras já publicadas, é interessante intercalar citações diretas (aquelas que apresentam fielmente o texto de origem publicado) e citações indiretas (aquelas que transcreve a ideias da fonte com suas palavras, da forma como compreendeu). Importante frisar que ao se utilizar citações indiretas, deve-se escrever o texto com suas palavras para não caracterizar plágio. Caso seja verificada a presença de plágio, a nota do seu TCC pode ser zerada.
Sugere-se estudar com bastante cuidado a diferença entre os tipos de citação. A citação direta é um recurso para trazer uma definição ou conceito que seja difícil de ser reescrito sem cometer plágio, para auxiliar no embasamento do tema. Duas formatações são possíveis para a citação direta, a depender do tamanho (quantidade de linhas) da citação.
Citação direta menor que 3 linhas são inseridas no corpo do trabalho, entre aspas, conforme o exemplo da próxima frase (a citação está identificada na cor verde). As subdivisões em tópicos, itens, sessões, capítulos, surgem da exigência da logicidade e da necessidade de clareza e não de um critério puramente espacial “não basta enumerar simetricamente os vários itens: é preciso que haja subtítulos portadores de sentido, estes títulos devem dar a ideia exata do conteúdo do setor que intitulam” (Severino, 2002, p. 83).
Caso a citação direta for maior que 3 linhas, é obrigatório fazer o recuo da margem esquerda: 4,0cm, espaçamento entre linhas 1,0cm (simples) e fonte (letra) menor (11pt). Para melhor compreensão, observe o parágrafo a seguir, apresentado na cor verde.
Para Severino (2002, p. 83)
Explicar é tornar evidente o que estava implícito, obscuro ou complexo; é descrever classificar e definir. Discutir é comparar as várias posições que se entrechocam dialeticamente. Demonstrar é aplicar a argumentação apropriada à natureza do trabalho. É partir de verdades garantidas para novas verdades (aqui o tamanho da fonte é 11pt, espaçamento entre linhas simples (1,0cm) e recuo na margem esquerda de 4cm. Não use aspas. Não use itálico.
As citações diretas devem ser interpretadas após sua adição e devem estar coerentes com o restante do texto. É necessário sempre “apresentar” a citação antes de colocá-la no texto e após adicioná-la, é preciso dar continuidade na discussão, retomando a ideia (ou ideias) envolvidas, sempre mantendo a coesão textual. Assim, não apresente citações diretas fora do contexto de seu texto. Não se deve apresentar DUAS citações diretas na sequência, sem um parágrafo com suas palavras, descrevendo sobre as citações apresentadas.
Para as citações indiretas, duas formas de apresentação são permitidas, quando a mesma é indicada no início ou meio da sentença e quando é apresentada no final da mesma. Ambos os casos estão exemplificados a seguir, identificadas na cor verde. Segundo Severino (2002), o desenvolvimento será estruturado conforme as necessidades do plano definitivo da obra. Como explicado, a citação indireta também pode ser apresentada no final da sentença, adicionando o autor e ano entre parênteses, como na frase a seguir. O desenvolvimento será estruturado conforme as necessidades do plano definitivo da obra (Severino, 2002). O autor deve avaliar qual formatação é mais adequada ao trecho.
Voltando a estrutura da fundamentação teórica, deve-se evitar frases curtas demais que não se caracterizam como parágrafos. Evite frases com uma ou duas linhas, procure desenvolver seu texto de forma aprofundada.
É importante ter em mente que a fundamentação teórica sustentará os resultados da sua pesquisa, portanto, a leitura de vários materiais é necessária. Deve ser evitado a leitura de blogs e sites informais, tendo a preferência por livros e artigos científicos. A variedade é importante neste sentido: recomenda-se utilizar uma quantidade coerente de referências. Um ou dois autores podem não ser suficientes.
2.1 SESSÕES SECUNDÁRIAS{nas seções secundárias, os títulos continuam em letra maiúscula/caixa alta e não devem estar em negrito} {Um espaço de 1,5 para separar o título do texto}
No caso de achar necessário, pode-se utilizar sessões secundárias e terciárias para organizar o seu texto, enumerando-as adequadamente, mas a subdivisão não é obrigatória. As subdivisões surgem, segundo Severino (2002, 83), da exigência da logicidade e da necessidade de clareza e não de um critério puramente espacial: “não basta enumerar simetricamente os vários itens: é preciso que haja subtítulos portadores de sentido, estes títulos devem dar a ideia exata do conteúdo do setor” (Severino, 2002, p. 83).
2.1.1 Apresentação de Figuras{nas seções terciárias, os títulos ficam em letra minúscula e não devem estar em negrito} {Um espaço de 1,5 para separar o título do texto}
As figuras, tabelas e quadros devem ser apresentados conforme a norma da ABNT NBR 14724. Esses elementos devem podem ser apresentados no decorrer do texto, quando necessário a fim de trazer uma informação de forma mais organizada e pontual.
Os elementos gráficos devem sempre ser citados no texto antes de sua apresentação pelo nome (Figura 1, Gráfico 2, Tabela 3, etc.) e a forma de apresentação desses elementos segue a mesma seja independente de qual parte do texto o elemento for apresentado. Sobre a apresentação de uma figura no texto, tem-se um exemplo representado na Figura 1.
Figura 1 – Unhas decoradas
Fonte: Beleza (2014).
O nome do elemento (Figura 1, Gráfico 2, etc.) deve estar em negrito, já a descrição do título do elemento deve ser apresentada sem o destaque negrito, estando ambos em fonte Arial tamanho 10, alinhado de forma centralizada em relação a figura.
Já a fonte deve estar alinhada à esquerda em relação à figura, deve ser apresentada logo após o elemento, com fonte Arial, tamanho 10, alinhado à esquerda em relação à figura e com espaçamento simples. A apresentação de fonte segue o modelo de apresentação de citação indireta para meio de sentença, ou seja, deve ser indicado Autor da publicação seguido de ano, entre parênteses.
Observa-se que a Figura 1 possui título e fonte, segundo as normas da ABNT. Além disso, a imagem está com uma qualidade adequada. É importante evitar imagens ilegíveis, uma vez que o leitor precisa observar todos os detalhes importantes para a compreensão do assunto.
Também é importante frisar que não se encerra um capítulo ou subcapítulo com um elemento gráfico. Após a apresentação do mesmo deve ser apresentada a discussão do elemento no texto, de forma a contextualizar esse elemento no trabalho.
2.1.2 Apresentação de Equações
De acordo com a ABNT para facilitar a leitura e compreensão de equações quando essas forem apresentadas, elas devem ser destacadas no texto e numeradas de forma sequencial, com numeração indicada entre parênteses, alinhada à direita da equação. Na sequência normal do texto, é permitido o uso de uma entrelinha maior que comporte seus elementos (expoentes, índices e outros).
A seguir a Equação 1 é utilizada a fim de exemplificar a forma de apresentação de equações em textos acadêmicos.
A=πr2 (1)
onde A é a área de uma circunferência e r o raio da mesma.
Em textos acadêmicos deve evitar a apresentação de tópicos ou frases soltas. Deve-se dar prioridade para a apresentação do conteúdo no formato de frases/parágrafos coesos.
Recomenda-se a apresentação de 4 a 6 folhas de fundamentação teórica.
3 METODOLOGIA {título 3: alinhamento à esquerda, MAIÚSCULO/caixa alta e negrito} {Um espaço de 1,5cm para separar o título do texto}
É a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvida no método (caminho) do trabalho de pesquisa. Devem ser abordados os seguintes objetivos e/ou elementos: a) caracterização da pesquisa (pesquisa exploratória, descritiva e explicativa; b) técnica de coleta de dados (tipos de pesquisa); c) forma e análise dos dados (quantitativa – qualitativa).
Pode-se pensar na metodologia como um passo-a-passo da sua pesquisa: é fundamental detalhar todas as etapas de coleta de dados e análise. Descreva com detalhes como você planeja executar a sua pesquisa, o que vai precisar (se houver materiais), onde ela vai ser realizada, como vai ser o andamento (sequência de etapas da pesquisa), etc. Se a sua metodologia foi baseada em um trabalho já publicado, deixa-se claro no texto, citando os autores corretamente.
Para deixar interessante a metodologia, pode ser inserido um fluxograma para explicar o caminho metodológico da pesquisa. Por exemplo, a Figura 2, a seguir, foi desenvolvida no site Lucidchart apresenta um exemplo de fluxograma de metodologia
Figura 2 – Fluxograma da metodologia
Fonte: Autor (2021).
O fluxograma, como o apresentado pela Figura 2, traz de forma intuitiva as informações da metodologia, mas vale lembrar que não deve ser utilizado por si só. O texto descrevendo os métodos de pesquisa deve ficar claro neste tópico.
No caso de revisão bibliográfica, é obrigatório descrever a base de dados que utilizou para a pesquisa (Google Scholar, SCIelo, etc.), tipos de materiais analisados (livros, artigos, monografias, etc.) e o critério de seleção dos materiais (data de publicação, relevância, etc.).
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO {título 4: alinhamento à esquerda, MAIÚSCULO/caixa alta e negrito} {Um espaço de 1,5cm para separar o título do texto}
O propósito da seção de resultados, como o próprio nome indica, é revelar o que foi encontrado na pesquisa. Essa parte do artigo estará composta dos dados relevantes obtidos e sintetizados pelo autor. Aqui pode se utilizar figuras, gráficos, tabelas e quadros, a fim de apresentar estes dados. O autor revelará o que encontrou, na forma mais adequada de apresentação: diferenças de médias, medidas de associação (risco relativo, razão de chances, razão de prevalências) ou o que for mais apropriado para expressar os resultados.
O leitor, ao inspecionar esses dados, poderá verificar se os procedimentos de seleção adotados produziram a amostra adequada para o estudo ou, no caso de estudos analíticos, se os grupos são comparáveis. Serve também para indicar a que população os resultados são generalizáveis.
Muitas vezes utiliza-se da Tabelas para a apresentação dos dados obtidos em seus resultados, como Feito na Tabela 1.
Tabela 1 – Distribuição do número e percentual de nascidos vivos segundo o grau de instrução da mãe
Grau de instrução | Número | % |
Nenhum | 51 | 2,2 |
Primeiro grau incompleto | 1.586 | 68,6 |
Primeiro grau completo | 288 | 12,5 |
Segundo grau | 253 | 11,0 |
Superior | 132 | 5,7 |
Ignorado | 5 | 0,3 |
Total | 2.315 | 100,0 |
Fonte: Maia (1997).
É possível notar que a Tabela 1 está formatada adequadamente. No caso de tabelas ou quadros retirados de outros trabalhos, deve-se digitá-los, evitando prints.
Após a apresentação de detalhes descritivos da amostra investigada, tem lugar a especificação dos resultados principais obtidos. Resultados principais são os diretamente relacionados ao objetivo do artigo. Se esse objetivo puder ser transformado em pergunta, tem-se nesta parte do texto a resposta a essa pergunta. O autor revelará o que encontrou, na forma mais adequada de apresentação: diferenças de médias, medidas de associação (risco relativo, razão de chances, razão de prevalências) ou o que for mais apropriado para expressar os resultados.
Tão importante quanto apresentar os resultados, é realizar a discussão deles. Após apresentar um dado, uma tabela, ou uma figura, é necessário explicar o que estes elementos representam e significam. Aqui é importante fazer uma conexão dos resultados com outros trabalhos, a fim de sustentar a argumentação. Uma sugestão é utilizar sua revisão bibliográfica para auxiliar na discussão, relacionando a teoria apresentada com os resultados obtidos.
Muito importante trazer autores da área, devidamente citados no texto, de forma a explorar os resultados de outros autores com pesquisas semelhantes, com a finalidade comparar e discutir a pesquisa realizada por meio de diversas citações.
No último parágrafo da seção de Resultados e Discussão, deve-se fazer uma análise crítica dos resultados e tirar as suas próprias conclusões, podendo fornecer soluções/ideias possíveis e citar dados ou outros autores para ajudar na sua ideia. Agora que o leitor já tomou conhecimento dos resultados do estudo, é apropriado e relevante fazer uma discussão mais aprofundada.
5 CONCLUSÃO {título 5: alinhamento à esquerda, MAIÚSCULO/caixa alta e negrito} {Um espaço de 1,5cm para separar o título do texto}
A Conclusão é uma seção para retomar os principais resultados e análises que você realizou ao longo do seu trabalho (incluindo dados/números relevantes). Não se acrescenta informações novas, toda discussão deve estar na seção de Resultados e Discussão. Pode-se começar a Conclusão retomando uma breve contextualização do trabalho, e depois apresentar as principais ideias, análises e dados que já foram colocados em Resultados e Discussão, de forma bastante breve, fazendo relação com os objetivos propostos. Lembre-se: sempre com coesão textual, apresentando começo, meio e fim em cada parágrafo.
Não deve ser utilizada citação nesse item. Assim, as considerações finais devem resultar de deduções lógicas sempre fundamentadas no que foi apresentado e discutido no corpo do trabalho, contendo comentários e consequências da pesquisa. Este item não deve trazer nada de novo e deve ser breve, enérgico, consistente e abrangente. Deixe claro se os objetivos inicias foral alcançados.
REFERÊNCIAS {sem numeração de título – NOVA PÁGINA – alinhamento à esquerda, maiúsculo/caixa alta e negrito}
{Um espaço de 1,5 para separar o título do texto}
Deve apresentar a relação das referências citadas no texto – ORDEM ALFABÉTICA (leia as orientações postadas no Mural de Avisos). Modelos de referências – livros, artigos científicos, capítulos de livros, textos científicos publicados em eventos, legislações, como referenciar material lido na internet. TODOS os autores usados no corpo do trabalho deverão constar aqui no final do seu trabalho, não podendo, portanto, apresentar uma sequência de autores que não constam no seu trabalho.
Insira pelo menos 10 referências, sendo que todas as citações do texto devem ser referenciadas nesse item, inclusive citações apresentadas nas fontes dos elementos gráficos.
Não se coloca uma referência sem fazer citação no texto, ou seja, precisam estar vinculadas.
Não se repete referência, se tiver dois autores com os nomes iguais consulte a normativa para ver os critérios de referências e citações.
Lembre-se de colocar espaçamento simples, pular uma linha de uma referência para outra, e de colocar as palavras em negrito conforme cada tipo de referência, conforme os modelos a seguir.
BAPTISTA, M. das G. de A. A concepção do professor sobre sua função social: das práticas idealistas à possibilidade de uma ação crítica. 2008. 253 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2008. Disponível em: http://www.ce.ufpb.br/ppge/index.php?option=com_content& task= view&id=231&Itemid=57. Acesso em: 7 dez. 2021. Tese ou Dissertação (Doutorado ou Mestrado)
BARBOSA, A. M.; AMARAL, T. A contribuição do estágio supervisionado na formação do pedagogo. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO -EDUCERE, 9.; ENCONTRO SUL BRASILEIRO DE PSICOPEDAGOGIA, 3., 2009. Curitiba. Anais […] Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2009. p. 3672-3685. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2049_16 00.pdf. Acesso em: 1 nov. 2021. Artigo apresentado em evento científico – anais
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SANTOS, M. F. de S. A Teoria das Representações Sociais. In: SANTOS, M. de F. de S.; ALMEIDA, L. M. de (org.). Diálogo com a teoria das representações sociais. Recife: Editora Universitária UFPE, 2005. p. 13-38. Capítulo de livro.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2002. Livro completo
VEIGA, M.; VANDENBERGHE, L. Behaviorismo: reflexões acerca da sua epistemologia. Rev. Bras. Ter. Comport. Cogn., São Paulo, v. 3, n. 2, p. 9-18, dez. 2001. Disponível em: http://www.usp.br/rbtcc/index.php/RBTCC/article/view/ 129/114. Acesso em: 30 nov. 2021. Artigo da internet.
{O artigo deve apresentar entre 10 e 15 páginas}
AtTENÇÃO: para o envio da Atividade de Estudo 2, não se esqueça de, além de enviar todo o trabalho escrito devidamente ajustado de acordo com as solicitações do feedback de correção, enviar também o link de acesso ao vídeo de defesa para devida avaliação.
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