Se a empresa não estiver, em conformidade com as normas obrigatórias, de acordo com ramo de atuação e função desempenhada, o fiscal poderá determinar um prazo para que as irregularidades sejam adequadas
novembro 12, 2025Leia o excerto a seguir:
As Normas Regulamentadoras são importantes instrumentos para garantir a segurança do trabalho. Quem não cumprir as determinações de cada uma delas, estará sujeita a fiscalização e penalidades, conforme determinado na NR-28. A NR 28, é a norma que determina as medidas para fiscalização das condutas de segurança e medicina do trabalho de todas as empresas e prevê a aplicação de penalidades para quem estiver em desacordo com as normas.
O profissional responsável por esta vistoria é o agente de inspeção do trabalho que verifica de forma periódica as condições de trabalho de cada empresa.
Se a empresa não estiver, em conformidade com as normas obrigatórias, de acordo com ramo de atuação e função desempenhada, o fiscal poderá determinar um prazo para que as irregularidades sejam adequadas. O prazo máximo para adequação é de até 60 dias. Caso a situação não seja regularizada no período determinado, o fiscal aplicará as medidas necessárias. Dependendo da condição, a empresa pode solicitar a prorrogação do prazo em até 120 dias, porém o pedido deve ser realizado até 10 dias depois da visita do fiscal. Porém, se o agente encontrar uma situação grave, em que a saúde ou a integridade física do colaborador esteja em risco, ele deverá propor a interdição da empresa, setor ou equipamento de forma imediata. Nesse caso, o agente de inspeção deverá notificar a autoridade regional competente, por meio de um relatório, que convocará o representante legal da empresa para verificar e atestar as irregularidades. Siga o passo a passo a seguir para descobrir o valor da infração:
- Identifique qual é a NR e item descritivo correspondente.
- Localize o número da infração, no quadro de classificação das infrações (no Anexo II da NR 28) e identifique a infração e o tipo.
- Com a ajuda do quadro de gradação da multa (no Anexo I da NR 28) faça o cruzamento entre quantidade de funcionários e o grau da infração.
- Multiplique o número mínimo e máximo da infração pelo valor da UFIR correspondente (Segurança do trabalho ou Medicina do trabalho) para saber o valor final da multa.
Fonte: https://www.cobli.co/blog/nr-28/. Acesso em: 12 set. 2025.
A partir das descrições sobre fiscalizações e penalidades e as orientações explicadas pela NR 28 e seus anexos, no MAPA da disciplina de Projeto Integrador em Segurança no Trabalho, seu papel responder os seguintes itens:
- a) Identificar quais as irregularidades de cada item apresentado na inspeção, ou seja, copie das normas 5, 7 e 17, o que está irregular no ambiente laboral em questão.
- b) A partir das informações contidas no estudo de casos desta atividade, indique para cada irregularidade, o intervalo de multa que pode ser dado a esta organização, se não regularizar a situação que está em desacordo. Explique seu raciocínio.
- c) Calcule se baseando nos valores da UFIR da Sefaz-RJ (2025) qual seria os valores mínimos e máximos em reais, para cada item das normas descumpridas. Explique seu raciocínio.
- d) Explique quais as ações que profissional da segurança deve fazer para resolver as irregularidades apresentadas nos itens descritos no estudo de caso em questão.
