Texto 1“A inclusão das literaturas africanas e de outros países lusófonos no currículo escolar não é um gesto apenas de diversificação, mas de reconhecimento de que a língua portuguesa é um patrimônio plural, construído por vozes de diferentes nações e contextos históricos.”
novembro 6, 2025MAPA – LET – LITERATURA PORTUGUESA E PAÍSES LUSÓFONOS – 54_2025
Leia os textos a seguir para embasar a atividade
Texto 1
“A inclusão das literaturas africanas e de outros países lusófonos no currículo escolar não é um gesto apenas de diversificação, mas de reconhecimento de que a língua portuguesa é um patrimônio plural, construído por vozes de diferentes nações e contextos históricos.”
Fonte: PADILHA, Laura. Literaturas africanas de língua portuguesa: vozes, silêncios e ressonâncias. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2013.
Texto 2
Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.
- 1o O conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.
- 2o Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras. (BRASIL, 2003, grifo meu).
