Uma das tendências educacionais na Educação Maker aproveita a afinidade dos nativos digitais com a tecnologia para utilizá-la como uma aliada nas atividades maker na sala de aula
outubro 1, 2025Uma das tendências educacionais na Educação Maker aproveita a afinidade dos nativos digitais com a tecnologia para utilizá-la como uma aliada nas atividades maker na sala de aula. Isso pode incluir o uso de impressoras 3D, microcontroladores, ambientes de prototipagem e programação, que proporcionam uma experiência de aprendizagem mais engajadora e conectada com a realidade dos estudantes. No entanto, não basta simplesmente incorporar ferramentas maker no ambiente de ensino para garantir que o estudante desenvolverá habilidades e competências necessárias para a construção de projetos significativos. Os estudantes da geração nativa digital têm perfis e interesses variados, e as práticas educacionais na Educação Maker buscam atender a essas demandas individuais.
Isso pode ser feito por meio da adaptação dos projetos e recursos maker às preferências e aos ritmos de aprendizagem de cada estudante, permitindo que eles tenham um papel ativo na criação do seu conhecimento. A personalização do ensino maker também considera as diferentes habilidades e interesses dos alunos, proporcionando oportunidades de aprendizagem mais significativas e motivadoras.
