Você sabe como encontrar a quantidade, em unidades, que uma empresa precisa vender em determinado período, para cobrir os custos e despesas?
julho 2, 2025MAPA – MKT – GESTÃO DE PREÇOS – 52_2025
Olá, acadêmico de Marketing!
A atividade proposta corresponde ao M.A.P.A., Material de Avaliação Prática da Aprendizagem.
Você sabe como encontrar a quantidade, em unidades, que uma empresa precisa vender em determinado período, para cobrir os custos e despesas?
Conhecer a estrutura de custos da empresa, a margem de contribuição e o ponto de equilíbrio são fundamentais para definir as estratégias organizacionais. Saber a quantidade mínima de venda ou de prestação de serviço é importante para encontrar o ponto de equilíbrio da empresa e, a partir disso, definir as metas de venda e até mesmo promoções.
Margem de contribuição é o valor que cada unidade efetivamente traz à empresa de sobra entre sua receita e o custo que de fato provocou, ou seja, o valor que sobra após a dedução dos custos e despesas variáveis, para cobrir (pagar) os custos e despesas fixas (e ter lucro). A Margem de Contribuição pode ser unitário ou total.