Nas indústrias farmacêuticas, algumas Boas Práticas de Fabricação (BPF) visam minimizar a ocorrência de trocas, misturas ou contaminações por partículas, microbianas e cruzadas na fabricação de medicamentos. São regulamentações que a indústria farmacêutica deve adotar nos seus processos de fabricação de medicamentos, visando assegurar a qualidade, eficácia e segurança do produto. As normas nacionais e internacionais de BPF têm o objetivo de estabelecer padrões
setembro 4, 2025Nas indústrias farmacêuticas, algumas Boas Práticas de Fabricação (BPF) visam minimizar a ocorrência de trocas, misturas ou contaminações por partículas, microbianas e cruzadas na fabricação de medicamentos. São regulamentações que a indústria farmacêutica deve adotar nos seus processos de fabricação de medicamentos, visando assegurar a qualidade, eficácia e segurança do produto.
As normas nacionais e internacionais de BPF têm o objetivo de estabelecer padrões de qualidade para assegurar que os medicamentos sejam fabricados em conformidade com os biolotes testados e conforme normas e exigências sanitárias, avaliando por meio de seu controle e garantia de qualidade a manutenção e atendimento pleno às suas especificações.
No Brasil, hoje, as Boas Práticas de Fabricação são estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).