No artigo “Educação CTSA: obstáculos e possibilidades para sua implementação no contexto escolar”, Ricardo (2007) aponta que o ensino de Ciências, em muitos casos,
outubro 3, 2025No artigo “Educação CTSA: obstáculos e possibilidades para sua implementação no contexto escolar”, Ricardo (2007) aponta que o ensino de Ciências, em muitos casos, restringe-se a informações ilustrativas e fragmentadas, sem promover a reflexão crítica e a articulação com a vida cotidiana dos estudantes. Esse distanciamento acaba dificultando a compreensão do papel da ciência e da tecnologia na sociedade e no ambiente.
Considerando esse desafio, como a utilização de metodologias ativas (como debates, projetos e jogos didáticos) pode contribuir para superar esse obstáculo dentro da perspectiva CTSA, tornando o aprendizado mais significativo e conectado à realidade dos alunos?
RICARDO, Elio Carlos. Educação CTSA: obstáculos e possibilidades para sua implementação no contexto escolar. Ciência & Educação (Bauru), v. 13, n. 3, p. 383-398, 2007.
