De acordo com Vendrame, Bonnici e Souza (2022), “o texto deve ser compreendido como ponto de partida e ponto de chegada no ensino da ortografia e da gramática, pois é a partir dele que o aluno atribui sentido às regras da língua e aprende a utilizá-las em situações reais de comunicação” (p. 119). Nessa perspectiva, o estudo da língua não pode ser reduzido a exercícios mecânicos e descontextualizados, mas deve estar integrado às práticas de leitura e produção textual.
novembro 11, 2025De acordo com Vendrame, Bonnici e Souza (2022), “o texto deve ser compreendido como ponto de partida e ponto de chegada no ensino da ortografia e da gramática, pois é a partir dele que o aluno atribui sentido às regras da língua e aprende a utilizá-las em situações reais de comunicação” (p. 119). Nessa perspectiva, o estudo da língua não pode ser reduzido a exercícios mecânicos e descontextualizados, mas deve estar integrado às práticas de leitura e produção textual.
