ATIVIDADE 1 – EDU – TEORIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL – 54_2025
novembro 3, 2025ATIVIDADE 1 – EDU – TEORIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL – 54_2025
As propostas pedagógicas progressistas em Educação Física, representadas pela abordagem crítico-emancipatória e pela abordagem crítico-superadora, enfrentam desafios relacionados à sua implementação prática, à busca por legitimidade no campo escolar e às mudanças culturais que envolvem o corpo e as práticas corporais. Além disso, necessitam reafirmar constantemente sua relevância diante de modelos conservadores e neotecnicistas ainda presentes no contexto educacional.
BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Cadernos CEDES, v. 19, n. 48, p. 69-88, ago. 1999.
Considerando a leitura do artigo “A constituição das teorias pedagógicas da educação física” (disponível no material da disciplina), explique, com suas próprias palavras, o desafio enfrentado pela Educação Física na sua busca por legitimidade no campo escolar argumentado pelo texto.
