Com base na avaliação, a equipe pedagógica começou a realizar adaptações curriculares leves, como o uso de textos com letras ampliadas, leitura mediada de atividades, maior tempo para produção escrita e ênfase na expressão oral. A escola também iniciou parceria com a família e o serviço de saúde do município para acompanhamento fonoaudiológico e psicopedagógico. Os professores receberam orientação sobre práticas de ensino multissensoriais e apoio do professor de apoio pedagógico para intervenções específicas.
novembro 11, 2025Com base na avaliação, a equipe pedagógica começou a realizar adaptações curriculares leves, como o uso de textos com letras ampliadas, leitura mediada de atividades, maior tempo para produção escrita e ênfase na expressão oral. A escola também iniciou parceria com a família e o serviço de saúde do município para acompanhamento fonoaudiológico e psicopedagógico. Os professores receberam orientação sobre práticas de ensino multissensoriais e apoio do professor de apoio pedagógico para intervenções específicas.
Pedro tem mostrado evolução, especialmente em sua motivação e participação. Ele ainda apresenta dificuldades em leitura fluente e ortografia, mas sente-se mais acolhido e confiante em aprender.
Com base nas informações apresentadas, você deverá redigir um texto de no mínimo uma página (word) e no máximo 2 contemplando os seguintes pontos:
- a) Elenque de forma sucinta as dificuldades apresentadas no relato do caso, sinalizando quais pré-requisitos de aquisição da linguagem escrita indicam comprometimento.
- b) Identifique qual a hipótese de diagnóstico de transtornos específicos de aprendizagem pode ser levantada com base nas informações fornecidas.
- c) Descreva de forma argumentativa os aspectos do transtorno sugerido, fornecendo quais as possíveis causas e outros sintomas que a criança pode vir apresentar.
