MAPA – TÓPICOS CONTEMPORÂNEOS EM MARKETING – 54_2025

novembro 11, 2025 0 Por Atividade MAPA

MAPA – TÓPICOS CONTEMPORÂNEOS EM MARKETING – 54_2025

 

Atividade: Marketing Pessoal e Político.

O uso do marketing, em ações relacionadas a política, visa construir uma imagem pessoal do candidato frente a seus eleitores, além de angariar votos para que possa atingir seus objetivos e ganhar a eleição a qual está concorrendo. Assim, é preciso compreender: “O uso de recursos do marketing político e a personalização das campanhas são processos que buscam evidenciar o candidato, assim como trazer notoriedade a ele, mediante as campanhas eleitorais e por intermédio da visibilidade que os meios de comunicação promovem. A partir disso, é necessário experimentar diferentes possibilidades de comunicação para desenvolver uma mensagem que possa impactar, comover, despertar no eleitor identificação com o candidato e ser eficiente.”. (Quincoses; Calvi; Struett; Cancian, 2025, p. 89).

Fonte: QUINCOSES, C.; CALVI, G.; STRUETT, M. A. M.; CANCIAN, W. C. Tópicos Contemporâneos em Marketing. Maringá: Unicesumar, 2021. Reimpresso em 2025, p. 89

 

E, para isso, o Marketing Pessoal e Político deve ser planejado, com análises e estudos, pensando nos eleitores, concorrentes o no mercado. Vamos a um exemplo dos investimentos em Marketing Pessoal e Político: Segundo site InfoMoney (on-line, 2025), os maiores investimentos nas ações de Marketing Político, no ano de 2024, foram voltadas as eleições presidenciais.

“A conta total dos gastos com publicidade nas eleições americanas de 2024 chegou a quase US$ 11 bilhões, segundo reportagem da NBC News, citando dados da AdImpact, empresa que rastreia os gastos com anúncios políticos. O valor representa um novo recorde e um aumento substancial em relação aos US$ 9 bilhões gastos pelas campanhas em 2020” (Infomoney, on-line¸2025).

Todo esse investimento envolve o uso de diversas ações e mídias, buscando divulgar seus candidatos e propostas a seus eleitores. Você pode ter mais informações sobre esse tema acessando o link: https://www.infomoney.com.br/mundo/conta-total-de-gastos-com-publicidade-nas-eleicoes-dos-eua-chega-a-us-11-bi/. Acesso em: 14 out. 2025.

 

Referente as redes sociais, como forma de mídia/meio de comunicação, usada pelos candidatos nas eleições de 2024 no Brasil, o site Nexo Jornal (on-line, 2025), afirmou que a rede social mais utilizada foi o Instagram, seguido pelo Facebook.

 

Em caso de dúvidas, escaneie o QR Code acima e entre em contato conosco que iremos te auxiliar!

Fazemos esse trabalho por um preço justo! | Entre em contato pelo WhatsApp (44) 99162-8928

Nossa equipe multidisciplinar é altamente capacitada para oferecer assessoria na elaboração das mais variadas atividades. Então, dessa forma, garantimos autenticidade e originalidade em todos os trabalhos.