Metodologicamente, na Pedagogia do Oprimido/Pedagogia Dialógica, delimitada a área em que se vai trabalhar
julho 2, 2025MAPA – EDU – FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO – 52_2025
Metodologicamente, na Pedagogia do Oprimido/Pedagogia Dialógica, delimitada a área em que se vai trabalhar, conhecida por meio de fontes secundárias, começam os investigadores a primeira etapa de investigação. Em seguida, vem a segunda fase da investigação que começa quando os investigadores, por meio dos dados colhidos, chegam à apreensão daquele conjunto de contradições em torno do tema gerador investigado. A última etapa se inicia quando os investigadores (os educandos), terminadas as descodificações nos círculos, dão começo ao estudo sistemático e interdisciplinar de seus achados. (Freitas, 2021, p.172)
Fonte: FREITAS, V. A. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. Maringá: Unicesumar, 2021, p. 172.
A partir das discussões realizadas durante a disciplina, esse é o momento para você refletir sobre sua futura prática profissional a partir dos temas convergentes com os Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação, com base no entendimento de que existem teorias estudadas por esta disciplina que trazem a discussão de conteúdos que fazem interface com a educação física. Assim, a proposta desta Atividade MAPA é que você, enquanto futuro professor de Educação Física, disserte acerca da proposta metodológica de Paulo Freire considerando as etapas citadas no excerto acima.