Os conteúdos devem ser entendidos como aquilo que se pretende ensinar e aquilo que se espera ser aprendido pelo estudante. Nesse sentido, lembre-se: quando se propõe um conjunto de saberes como objeto de ensino (conteúdos), um dos procedimentos que deve ter prioridade é a coerência com os objetivos educacionais. Decorrente disso, colocar a Educação Física no status de componente curricular na escola é colocá-la a serviço de um projeto educacional transcendente aos propósitos exclusivos da área. De acordo com SAVIANI (1992), a Educação Física como componente curricular, aqui entendida como disciplina escolar, possui um conjunto de saberes que lhe são próprios e os quais, na sua sistematização em unidades didáticas, passam a receber a denominação saberes escolares.
novembro 3, 2025Os conteúdos devem ser entendidos como aquilo que se pretende ensinar e aquilo que se espera ser aprendido pelo estudante. Nesse sentido, lembre-se: quando se propõe um conjunto de saberes como objeto de ensino (conteúdos), um dos procedimentos que deve ter prioridade é a coerência com os objetivos educacionais. Decorrente disso, colocar a Educação Física no status de componente curricular na escola é colocá-la a serviço de um projeto educacional transcendente aos propósitos exclusivos da área. De acordo com SAVIANI (1992), a Educação Física como componente curricular, aqui entendida como disciplina escolar, possui um conjunto de saberes que lhe são próprios e os quais, na sua sistematização em unidades didáticas, passam a receber a denominação saberes escolares.
