ATIVIDADE 1 – ADM – GESTÃO DE PROJETOS – 52_2025

R$ 30,00

ATIVIDADE 1 – ADM – GESTÃO DE PROJETOS – 52_2025

TEXTO-BASE SOBRE ESCOPO

“Em projetos adaptativos, existe a expectativa de que o trabalho evolua e se adapte. Como resultado, um novo trabalho pode ser adicionado ao backlog do produto, conforme necessário.

Categoria:

Descrição

ATIVIDADE 1 – ADM – GESTÃO DE PROJETOS – 52_2025

 

Olá, estudante!

Nessa atividade, analisaremos uma situação fictícia de projeto.

Leia atentamente o texto de apoio e o caso de projeto apresentado para realização da atividade.

TEXTO-BASE SOBRE ESCOPO

“Em projetos adaptativos, existe a expectativa de que o trabalho evolua e se adapte. Como resultado, um novo trabalho pode ser adicionado ao backlog do produto, conforme necessário. No entanto, se mais trabalho for adicionado do que o concluído, ou se for adicionada a mesma quantidade de trabalho concluído, o projeto continuará sem chegar ao fim. O gerente do projeto trabalha com o dono do produto para gerenciar as expectativas em torno da adição de escopo, as implicações no orçamento e a disponibilidade dos membros da equipe do projeto”.

 

Fonte: https://www.academiaplaorc.com.br/wp-content/uploads/2024/07/Guia-PMBOK-7a-Edicao.pdf. Acesso em: 16 abr. 2025.

CASO FICTÍCIO: Nova Linha de Embalagens Plásticas

A empresa PlastBEM, especializada na fabricação de embalagens plásticas para o setor alimentício, iniciou um projeto para desenvolver uma nova linha de embalagens sustentáveis, visando atender às novas demandas do mercado e se adequar às regulamentações ambientais mais rigorosas. O projeto foi liderado por Paulo Pontes, gerente de projetos, que enfrentou desafios significativos ao longo da execução.

Enquanto a equipe técnica buscava uma embalagem altamente durável e reciclável, o departamento comercial pressionava por um custo reduzido e prazo acelerado de lançamento. Com isso, Paulo teve que contornar de diversas formas a discordância entre as áreas no planejamento e separar os formatos de envio de comunicações.

Durante o desenvolvimento dos protótipos, a diretoria adicionou recursos como pigmentação ecológica e uma camada extra de proteção contra umidade, sem uma avaliação prévia dos impactos, o que levou a testes adicionais e reformulações inesperadas. Paralelamente, a contratação de um fornecedor de matéria-prima ocorreu sem a aprovação do Presidente (Sponsor), que, ao tomar conhecimento dos termos, identificou o descumprimento de itens da legislação, resultando em renegociações e interrupções na produção.

Com as comunicações separadas e sem recorrência definida, o time de resistência dos materiais recebeu uma informação que não chegou para a equipe de testes, causando uma subestimação de prazos para validação dos protótipos, que deveriam atender às necessidades de armazenamento dos produtos, o que ocasionou atrasos na entrega.

Como consequência, o orçamento inicial foi rapidamente ultrapassado devido às mudanças constantes e aos atrasos, exigindo realocação de recursos e revisões de contratos com fornecedores. Ao final, o projeto sofreu atrasos significativos e precisou de ajustes para conter custos e simplificar funcionalidades. Embora a nova linha de embalagens plásticas sustentáveis tenha sido entregue ao mercado, o projeto não correu conforme o planejado e a empresa ficou muito insatisfeita com a condução de Paulo nessa demanda.

Elaborado pela professora.

Com base no texto de apoio, considerando o CASO FICTÍCIO: Nova Linha de Embalagens Plásticas e os estudos sobre Gestão de Projetos, identifique no mínimo quatro (4) itens que não ocorreram no formato mais adequado durante a condução do projeto e que resultaram na entrega descrita. Em seguida, para cada problema identificado, apresente ao menos uma solução, conforme as práticas de gerenciamento de projetos e de gerenciamento do escopo.

Orientações importantes:

  1. Ao redigir sua resposta, atente-se à correção ortográfica e concordância verbal.
  2. Assista ao vídeo explicativo gravado pela professora, disponível no Material da Disciplina.
  3. Não finalize a sua atividade antes de conferir se atendeu ao que está sendo solicitado.
  4. Sua resposta deve ser inserida diretamente no quadro disponível no campo da Atividade de Estudo 1. Não é permitido anexar formulário.
  5. Qualquer dúvida, entre em contato com o seu Professor Mediador via Studeo.

Bons estudos!

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “ATIVIDADE 1 – ADM – GESTÃO DE PROJETOS – 52_2025”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feedbacks

Em caso de dúvidas, escaneie o QR Code acima e entre em contato conosco que iremos te auxiliar!

Fazemos esse trabalho por um preço justo! | Entre em contato pelo WhatsApp (44) 99162-8928

Nossa equipe multidisciplinar é altamente capacitada para oferecer assessoria na elaboração das mais variadas atividades, garantindo autenticidade e originalidade em todos os trabalhos.