ATIVIDADE 1 – CBIO – PRÁTICA PEDAGÓGICA: UNIDADES TEMÁTICAS, OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES – 52_2025

R$ 30,00

ATIVIDADE 1 – CBIO – PRÁTICA PEDAGÓGICA: UNIDADES TEMÁTICAS, OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES – 52_2025

 

As tendências educacionais atuais estão em constante transformação para atender às necessidades cognitivas dos estudantes da geração  digital.

Categoria:

Descrição

ATIVIDADE 1 – CBIO – PRÁTICA PEDAGÓGICA: UNIDADES TEMÁTICAS, OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES – 52_2025

 

As tendências educacionais atuais estão em constante transformação para atender às necessidades cognitivas dos estudantes da geração  digital. Esta geração cresceu em um ambiente onde a criatividade, a experimentação e a tecnologia são elementos centrais, estando familiarizada com dispositivos eletrônicos, impressoras 3D, programação e mídias sociais desde cedo. Nesse cenário, as práticas educacionais precisam se alinhar a essa realidade, utilizando recursos maker como ferramentas de ensino e aprendizagem. 

Uma das tendências na Educação Maker é aproveitar a afinidade dos alunos com a tecnologia, utilizando-a como aliada nas atividades maker em sala de aula. Isso pode incluir o uso de impressoras 3D, microcontroladores, ambientes de prototipagem e programação, uso de materiais recicláveis, proporcionando uma experiência de aprendizagem mais envolvente e conectada com a realidade dos estudantes. No entanto, não basta apenas incorporar ferramentas maker no ambiente de ensino para garantir que os estudantes desenvolverão as habilidades e competências necessárias para a construção de projetos significativos. Os estudantes têm perfis e interesses variados, e as práticas educacionais na Educação Maker buscam atender a essas demandas individuais. 

Isso pode ser feito adaptando os projetos e recursos maker às preferências e ritmos de aprendizagem de cada estudante, permitindo que eles tenham um papel ativo na criação do seu conhecimento. A personalização do ensino maker também leva em consideração as diferentes habilidades e interesses dos alunos, proporcionando oportunidades de aprendizagem mais significativas e motivadoras.

Fonte: Marques, Larissa.Ensino de Ciências Biológicas pelo viés da Educação Maker e Metodologias Ativas no contexto do Programa Residência Pedagógica. 2024. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso( Licenciatura em Ciências Biológicas)-Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde, rio Verde, Goiais, 2024. Acesso em 11 marc 2025.

Ao refletir sobre a importância de práticas inovadoras na Educação Maker contemporânea, que proporcionem uma aprendizagem visível, conectada, personalizada e ativa, responda as seguintes questões: 

  1. a) Quais são os benefícios e desafios dessa abordagem?  
  2. b) Como a personalização do ensino maker e a promoção de uma aprendizagem ativa podem contribuir para uma formação mais significativa e engajadora dos estudantes, considerando suas necessidades individuais e o contexto da geração digital? 

 

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “ATIVIDADE 1 – CBIO – PRÁTICA PEDAGÓGICA: UNIDADES TEMÁTICAS, OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES – 52_2025”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feedbacks

Em caso de dúvidas, escaneie o QR Code acima e entre em contato conosco que iremos te auxiliar!

Fazemos esse trabalho por um preço justo! | Entre em contato pelo WhatsApp (44) 99162-8928

Nossa equipe multidisciplinar é altamente capacitada para oferecer assessoria na elaboração das mais variadas atividades, garantindo autenticidade e originalidade em todos os trabalhos.