Descrição
ATIVIDADE 1 – EESP – PROCESSOS AVALIATIVOS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL – 52_2025
A inclusão escolar de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) exige uma atuação intencional e planejada da escola, baseada em práticas pedagógicas flexíveis, acessíveis e respeitosas às singularidades de cada estudante. O Atendimento Educacional Especializado (AEE), nesse contexto, é fundamental para garantir que as barreiras à aprendizagem sejam identificadas e superadas. A elaboração do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) também se torna um instrumento estratégico, pois permite traçar metas e acompanhar o desenvolvimento do aluno com TEA de forma contínua e personalizada, valorizando suas potencialidades e respeitando seus desafios.
Fonte: SOUZA, E. F. D. de. Processos avaliativos na educação especial. Indaial: Arqué, 2023. Unidade 5, p. 139–184.
Com base nos estudos sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Atendimento Educacional Especializado (AEE), elabore um texto dissertativo-argumentativo respondendo, em texto corrido, às seguintes questões:
– De que maneira a escola pode adaptar seu ambiente físico para atender às especificidades dos alunos com TEA?
– Quais estratégias pedagógicas podem ser utilizadas para favorecer a participação e o desenvolvimento desses estudantes?
– Como o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) pode ser utilizado como ferramenta de acompanhamento e planejamento, garantindo que as potencialidades do estudante com TEA sejam trabalhadas de forma eficaz e significativa?
– É necessário que as perguntas sejam respondidas no decorrer do texto.
– Estruture seu texto com introdução, desenvolvimento e conclusão.
– Utilize argumentos consistentes e linguagem clara.
– O mínimo de linhas são 15 e o limite máximo é de 25 linhas.
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