ATIVIDADE 1 – LET – LINGUÍSTICA I – 52_2025

ATIVIDADE 1 – LET – LINGUÍSTICA I – 52_2025

 

SINTAGMA E PARADIGMA: AS POSSIBILIDADES DA LÍNGUA

 

As dicotomias saussurianas são utilizadas como tentativa de simplificar e resumir como o mestre de Genebra elaborou uma teoria para explicar a teoria da língua (o objeto científico de estudo da Linguística). Para Pietroforte (2012), Souza-e-Silva e

Categoria:

Descrição

ATIVIDADE 1 – LET – LINGUÍSTICA I – 52_2025

 

SINTAGMA E PARADIGMA: AS POSSIBILIDADES DA LÍNGUA

 

As dicotomias saussurianas são utilizadas como tentativa de simplificar e resumir como o mestre de Genebra elaborou uma teoria para explicar a teoria da língua (o objeto científico de estudo da Linguística). Para Pietroforte (2012), Souza-e-Silva e Koch (2012), o “sintagma” e o “paradigma” fazem parte do conjunto de dicotomias apresentadas a você, durante o percurso de Linguística I, a partir de definições e exemplos. O sintagma significa que a língua se apresenta em uma ordem pré-determinada, através de seus elementos (suas palavras) dispostas em uma ordem linear visível/observável. Veja um exemplo de sintagma:

 

Fonte: https://defesacivil.itajai.sc.gov.br/noticia/5854/voluntarios-podem-participar-de-forca-tarefa-contra-dengue-em-itajai. Acesso em: 23 fev. 2024.

​O paradigma se define pelas possibilidades que estão invisíveis/ausentes, mas que podem ser selecionadas pelo falante para formar um sintagma. São no mínimo dois elementos (palavras) que podem substituir outros elementos, desde que ocupem a mesma função, no mesmo contexto (exemplo: um artigo somente pode ser substituído por outro artigo, um substantivo por outro substantivo, um verbo por outro verbo, etc). Veja um exemplo de paradigma, a partir do cartaz sobre a dengue:

 

A (doença / o mosquito / o Aedes aegypti / a epidemia) mata.

(Impeça / fuja) do acúmulo de água parada.

Vamos vencer essa (luta / batalha).

 

Referências:

PIETROFORTE, Antônio Vicente. A língua como objeto da Linguística. In: FIORIN, José Luiz. Introdução à linguística. 6. ed. 2ª reimp. São Paulo: Contexto, 2012, p. 75 – 94.

SOUZA-e-SILVA, Maria Cecília P. de KOCH, Ingedore Villaça. Linguística aplicada ao português: morfologia. 18 ed. São Paulo: Cortez, 2012.

SILVA, Vera Lucia da. Linguística I. Maringá-PR.: Unicesumar, 2023.

 

Questão para desenvolver:

A partir do texto de apoio, você deverá escolher um texto a partir de um material (outdoor, pixo de muro, folheto de ofertas, título de notícias, site, entre outros) para explicar a teoria da dicotomia sintagma e paradigma. Com isso, responda em no máximo 10 linhas porque o texto escolhido é um exemplo de sintagma e de paradigma, justificando a sua resposta.

 

Recomendações:

1) Leia a unidade IV do material de estudos.

2) Amplie seu aprendizado com leituras sobre as dicotomias de Saussure.

3) Assista as aulas conceituais e ao vivo.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “ATIVIDADE 1 – LET – LINGUÍSTICA I – 52_2025”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feedbacks

Em caso de dúvidas, escaneie o QR Code acima e entre em contato conosco que iremos te auxiliar!

Fazemos esse trabalho por um preço justo! | Entre em contato pelo WhatsApp (44) 99162-8928

Nossa equipe multidisciplinar é altamente capacitada para oferecer assessoria na elaboração das mais variadas atividades, garantindo autenticidade e originalidade em todos os trabalhos.