ATIVIDADE 1 – PRÁTICA PEDAGÓGICA: FÍSICA NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA – 53_2025

Mais do que utilizar tecnologias por modismo ou conveniência, o educador da área de Ciências da Natureza precisa entender como, por que e para que determinados recursos digitais devem ser integrados às suas práticas. O foco não está na tecnologia em si, mas em sua intencionalidade pedagógica – ou seja, na sua

Categoria:

Descrição

ATIVIDADE 1 – PRÁTICA PEDAGÓGICA: FÍSICA NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA – 53_2025

 

Mais do que utilizar tecnologias por modismo ou conveniência, o educador da área de Ciências da Natureza precisa entender como, por que e para que determinados recursos digitais devem ser integrados às suas práticas. O foco não está na tecnologia em si, mas em sua intencionalidade pedagógica – ou seja, na sua capacidade de provocar engajamento, promover investigação e construir sentidos para os conteúdos científicos. Quando essa integração é feita de forma consciente, torna-se possível planejar Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS), que promovam aprendizagens duradouras, contextualizadas e ativas.

 

Nessa atividade, você deverá propor o esboço de uma UEPS voltada ao ensino de Física para uma turma do Ensino Fundamental (anos finais) ou Ensino Médio, que integre, de forma planejada, recursos digitais e metodologias ativas de aprendizagem.

 

Você deverá:

 

– Selecionar uma habilidade da área de Ciências da Natureza (BNCC) e definir um tema de Física associado a ela.

 

– Escolher uma ou mais ferramentas digitais que serão utilizadas intencionalmente no processo (por exemplo: Kahoot, Mentimeter, PhET Colorado, Wordwall, Scratch, vídeos interativos, simuladores etc.).

 

– Estruturar um esboço da UEPS que contenha:

 

– Tema/conteúdo.

 

– Conhecimentos prévios que serão mobilizados e como isso será feito.

 

– Situação-problema inicial ou questão motivadora.

 

– Propostas de atividades práticas (com uso de tecnologia, seja ela digital ou não).

 

– Evidências esperadas de aprendizagem significativa.

 

Redija, em seguida, um texto reflexivo entre 20 e 30 linhas (em formato corrido, sem tópicos), respondendo às seguintes provocações:

 

– Como sua proposta contribui para a construção de aprendizagens ativas e significativas?

 

– De que forma você considera diferentes perfis de estudantes em sua proposta?

 

– Em que medida a tecnologia digital, na sua proposta, é utilizada como ferramenta pedagógica planejada – e não como fim em si mesma?

 

Atenção! Utilize um editor de texto (Word ou equivalente) para elaborar sua resposta e anexar à plataforma.

 

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “ATIVIDADE 1 – PRÁTICA PEDAGÓGICA: FÍSICA NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA – 53_2025”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feedbacks

Em caso de dúvidas, escaneie o QR Code acima e entre em contato conosco que iremos te auxiliar!

Fazemos esse trabalho por um preço justo! | Entre em contato pelo WhatsApp (44) 99162-8928

Nossa equipe multidisciplinar é altamente capacitada para oferecer assessoria na elaboração das mais variadas atividades. Então, dessa forma, garantimos autenticidade e originalidade em todos os trabalhos.